Gene Regulador

Conceito de Gene Regulador: Quando a função do produto de um gene é a regulação da expressão de determinado gene, o primeiro denomina-se gene regulador…

Conceito de Gene Regulador

Um gene regulador codifica para uma proteína ou RNA que regula a expressão de outro gene. Deste modo, os genes reguladores podem regular a transcrição de outros genes através da ligação dos seus produtos a determinados locais no DNA, geralmente a montante do gene alvo. Os genes reguladores podem regular um gene alvo de forma positiva, “ligando-o”, ou de forma negativa, “desligando-o”.

A regulação da expressão dos genes em procariontes e eucariontes dá-se, geralmente, a nível da transcrição. Os produtos dos genes reguladores podem ser proteínas repressoras, proteínas ativadoras ou pequenos RNAs regulatórios.

A função de um gene regulador pode ser investigada pela introdução de oligonucleotídeos antisense ou antigene. Os oligonucleotídeos antisense ligam-se ao mRNA bloqueando a sua tradução, e consequentemente a expressão do gene, e os oligonucleotídeos designados por antigene ligam-se ao gene e bloqueiam a sua transcrição.

Exemplos de genes reguladores

 Os genes reguladores são essenciais para a regulação da expressão genética nas células e vírus, uma vez que os seus produtos permitem a adaptabilidade e sobrevivência destes organismos face a determinados sinais externos e condições adversas. Estes estímulos podem ser a disponibilidade de nutrientes ou a densidade populacional em determinadas espécies bacterianas num fenómeno denominado Quorum Sensing. Os genes reguladores têm também um papel fundamental na expressão genética durante o desenvolvimento embrionário de fungos, plantas e animais, como por exemplo os genes homeobox.

Nas células eucariontes de Saccharomyces cerevisiae, o gene GAL4 é um gene regulador que codifica uma proteína regulatória positiva necessária para a transcrição de genes estruturais para o metabolismo da galactose e melibiose.

Em procariontes, o operão da lactose da bactéria Gram-negativa Escherichia coli é utilizado como modelo por partilhar várias características com outros operões. O gene regulador lacI ou repressor lac produz uma proteína que na ausência de lactose pode ligar-se ao operador do operão da lactose, reprimindo a transcrição dos genes estruturais. Outros repressores, como no caso do repressor trp do operão do aminoácido triptofano em Escherichia coli, conseguem controlar genes estruturais dispersos por se ligarem a mais do que um operador.

O bacteriófago λ, que infecta a bactéria Escherichia coli, apresenta um ciclo lítico e um ciclo lisogénico que dependem da expressão de determinados genes, nomeadamente de dois genes reguladores cI e cro. No ciclo lítico ocorre a multiplicação dos fagos na célula hospedeira e sua libertação e durante o ciclo lisogénico dá-se a sua integração no genoma bacteriano. cro tem duas funções: impede a síntese do repressor (necessário para a progressão do ciclo lítico) e desativa a expressão dos genes precoces (não necessários mais tarde no ciclo lítico). A RNA polimerase da célula hospedeira inicia a transcrição dos genes precoces N e cro a partir dos promotores PL e PR. Associado a cada promotor está um operador (OL e OR). Os promotores PL e PR flanqueiam o gene cI que codifica uma proteína repressora que funciona de maneira semelhante a um repressor de operão bacteriano: liga-se aos operadores OL e OR, impedindo a ligação da RNA polimerase da célula hospedeira aos promotores e, consequentemente, a entrada no ciclo lítico.

4667 Visualizações 1 Total

References:

Jocelyn E. Krebs, Elliott S. Goldstein, Stephen T. Kilpatrick, (2009) Lewin’s Genes X (10ª Edição), Jones and Bartlett Publishers (Cap. 26, pp. 737-738, 740-760, Cap. 27, p. 769, pp. 776-778, Cap. 28, p. 797)

Sandy B. Primrose, Richard Twyman, (2006) Principles of Gene Manipulation and Genomics (7ª Edição), Blackwell Publishing (Cap. 15, p. 299)

Arnaldo Videira, (2011) Engenharia Genética Princípios e Aplicações (2a Edição), Lidel (Cap. 4, p. 43 Lambda, Cap. 11 p. 133 silenciamento gene)

Hernandez-Doria, J. D., Sperandio, V., (2018) Bacteriophage Transcription Factor Cro Regulates Virulence Gene Expression in Enterohemorrhagic Escherichia coli, Elsevier, 23(5), pp. 607-617, May 2018

Miller, M. B., Bassler, B. L., (2001) Quorum sensing in bacteria, Annu. Rev. Microbiol. 55:165-99, 2001

Finnerty, J. R., Paulson, D., Burton, P.,  Pang, K., Martindale, M. Q., (2003) Early evolution of a homeobox gene: the parahox gene Gsx in the Cnidaria and the Bilateria, Evol. Dev. 5(4):331-45, July-August 2003

Ralston, A., (2008) Operons and Prokaryotic Gene Regulation, Nature Education 1(1):216, 2008

Kumamoto, A. A., Miller, W. G., Gunsalus, R. P., (1987) Escherichia coli tryptophan repressor binds multiple sites within the aroH and trp operators, Genes Dev. 1(6):556-64, August 1987

Johnston, S. A., Hopper, J. E., (1982) Isolation of the yeast regulatory gene GAL4 and analysis of its dosage effects on the galactose/melibiose regulon, Proc. Natl. Acad. Sci. USA 79, pp. 6971-6975, November 1982

4667 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.