Os Gastrópodes são animais invertebrados pertencentes ao filo dos Moluscos. O seu nome deriva de duas palavras gregas que significam estômago e pé, numa referência ao pé que estes animais possuem na zona ventral do seu corpo.Neste grupo encontram-se animais terrestres e animais aquáticos e que podem ser herbívoros, carnívoros ou detritívoros. O seu corpo apresenta simetria bilateral e é constituído por uma massa visceral e por uma concha univalve.
Nos Gastrópodes incluem-se animais como as lesmas e os caracóis.
De uma forma geral, os gastrópodes possuem:
– pé
– concha
– rádula
Locomoção – pé
O pé consiste numa estrutura muscular achatada localizada na zona ventral. Nele encontram-se células glandulares que segregam um muco sobre o qual o animal se desloca, à medida que o pé se vai contraindo e distendendo. Em algumas espécies o pé é ciliado.
Concha
Ao longo da sua evolução, algumas espécies perderam ou viram reduzida a sua concha. No entanto, atualmente a maior parte das espécies de Gastrópodes possuem concha, a qual é univalve (tem uma só valva) e unilocular (com apenas uma câmara).
A concha é uma estrutura espiral no interior da qual se encontra a massa visceral do animal. Confere proteção contra predadores e contra a desidratação, podendo ainda contribuir para a camuflagem do animal.
Alimentação – rádula
Os Gastrópodes possuem um órgão ralador denominado rádula, que utilizam para desfazer o alimento. A rádula pode apresentar-se sob diferentes formas, de acordo com os hábitos alimentares de cada espécie.
Desenvolvimento
Durante o desenvolvimento embrionário os Gastrópodes passam por fenómenos como a flexão, a torção e o enrolamento. Ao longo destas fases o corpo dos Gastrópodes vai adquirindo a sua forma característica, os seus órgãos vão-se posicionando nos seus devidos locais e a concha vai-se formando e adquirindo a sua forma.
References:
– CORGOSINHO, P.; BORGES, M.; NEVES, F. (2010). Zoologia de Invertebrados. Montes Claros:Editora Unimontes
– Gastrópodes. Disponível: http://www.biorede.pt/text.asp?id=1007. Acedido 17-11-2015.
– RUPPERT, E. E., FOX, R. S., BARNES, R. D. (1996). Zoologia dos Invertebrados. 6ed. São Paulo: Roca, 1996.