O DNA ribossomal (rDNA) é uma sequência de DNA que codifica RNA ribossomal através do processo de transcrição do DNA. O RNA ribossomal (rRNA) juntamente com várias proteínas formam complexos designados por ribossomas. Cada ribossoma é por sua vez constituído por duas subunidades. As subunidades juntam-se para formar um ribossoma funcional apenas quando se vinculam a outro tipo de molécula de RNA designado por RNA mensageiro (mRNA) para produzir proteínas. Cada subunidade dos ribossomas é constituída por diferentes rRNAs e diferentes proteínas.
Nos eucariotas, o DNA ribossomal possui múltiplas cópias e consiste numa repetição de um segmento, um operão, composto pelas seguintes regiões: NTS (espaçador não transcrito), ETS (espaçador externo transcrito), 18S, ITS1 (espaçador interno transcrito), 5.8S, ITS2 e 28S. A região NTS possui a maior parte dos elementos que regulam a transcrição, enquanto que a região ETS é parte do transcrito primário. A transcrição do rDNA inicia-se no promotor através do espaçador externo transcrito 5´ (ETS) e pela seguinte ordem: 18s rRNA – espaçador interno transcrito 1 (ITS1) – 5.8S rRNA – ITS2 e 28S até que a enzima RNA-polimerase receba um sinal para terminar a transcrição. Posteriormente, o transcrito primário de rDNA é processado em três moléculas de rRNA: 18S, 28S e 5.8S que resultam da eliminação dos espaçadores ITS1 e ITS2. O rDNA possui também outro gene que codifica para o rRNA 5S.
References:
- Long, E. O., Dawid, I. B. (1980) Repeated genes in eukaryotes. Annual Review of Biochemistry, 49, 727–764.
- Torres-Machorro,A. L., Hernández, R., Cevallos, A. M., López-Villaseñor, I. (2010) Ribosomal RNA genes in eukaryotic microorganisms: witnesses of phylogeny? FEMS Microbiology Reviews, 34, 59-86