Cnidário

Os cnidários são um filo de animais que integra organismos aquáticos como as hidras, os corais, as medusas ou as anémonas-do-mar. Este grupo é composto por animais de água doce e salgada, e divide-se em 4 classes: Cubozoa (vespas do mar), Scyphozoa (medusas), Anthozoa (anémonas e corais) e Hydrozoa (hidroides).

É um grupo muito diverso que compreende cerca de 11 mil espécies. O sucesso deste grupo advém não só do facto de formarem extensas colónias por reprodução assexuada, podendo esta colónias atingir dimensões e formatos que não são possíveis para organismos individuais, mas também porque muitos cnidários possuem um ciclo de vida dimórfico que compreende dois estados adultos diferentes, o de pólipo (um novo pólipo forma-se por reprodução assexuada) e o de medusa (forma-se por reprodução sexuada).

Os cnidários são animais diploblásticos, já que, o embrião é formado apenas por duas camadas embrionárias (uma exterior e outra interior, a ectoderme e a endoderme, respectivamente) separadas por uma estrutura acelular derivada da ectoderme, a mesogleia. Possuem uma cavidade gastrovascular incompleta como única cavidade corporal, com forma de saco e ramificada, e com a função de boca e ânus.

O formato corporal tem, geralmente, uma simetria radial (possui diversos eixos simétricos, como uma estrela) que se apresenta, por vezes, modificada em alguns organismos em simetria biradial ou quadriradial. O eixo corporal principal é oral-aboral.

Não possuem cefalização nem um sistema nervoso centralizado. O sistema nervoso é constituído por uma rede nervosa simples composta por neurónios não revestidos e não polares. Possuem no corpo umas estruturas adesivas designadas por cnidae. Cada uma destas estruturas encontra-se inserida num cnidócito.  A estrutura mais comum é o nematocisto e serve para o animal se defender, já que, liberta substâncias tóxicas ou urticantes quando estimulada.

 

Palavras chave

Alforreca –  Medusa – Anémona-do-mar

Referências bibliográficas

Brusca, Richard C.  and Brusca, Gary J. (2002). Invertebrates. Sinauer Associates, 2ª Edição.

1761 Visualizações 1 Total
1761 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.