Célula Animal

Conceito de Célula Animal: Dentro das células eucarióticas podemos encontrar, entre outras, células animais e vegetais. A célula animal distingue-se da…

Conceito de Célula Animal

Dentro das células eucarióticas podemos encontrar, entre outras, células animais e vegetais. A célula animal distingue-se da célula vegetal por não possuir parede celular nem plastos (que nas células vegetais podem ser de vários tipos, entre eles os cloroplastos e amiloplastos) e, quando apresenta vacúolos, estes são pouco numerosos e de pequenas dimensões.

Por não possuir parede celular, mas apenas membrana citoplasmática, a célula animal tem uma estrutura menos rígida do que a vegetal. Esta ausência de parede celular permite às células animais sofrerem pequenas “deformações” ou projeções, como os pseudópodes, que podem ser necessários para a locomoção e para a captação de alimento por parte de organismos unicelulares ou para a realização de fagocitose por parte de glóbulos brancos que assim combatem agentes estranhos.

Nas células animais as reservas de hidratos de carbono (reservas energéticas de rápida utilização) encontram-se sobre a forma de glicogénio – um hidrato de carbono constituído por uma longa e ramificada cadeia de moléculas de glicose. De uma forma geral, o glicogénio encontra-se nas células animais sob a forma de partículas livres, não inserido em organelos envolvidos por membranas.

1152 Visualizações 1 Total
1152 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.