Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O sistema familiar diz respeito ao primeiro grupo de interação social do indivíduo dentro do seio da família. Este vai influenciar significativamente do o processo de desenvolvimento individual.
Os estudos de Pratta e Santos (2007) falam-nos sobre o sistema familiar como um grupo ou uma organização complexa, dentro de um contexto social, em cujos membros interagem entre si.
Este sistema familiar, ou grupo familiar, é essencial no desenvolvimento do indivíduo, pelo que influencia significativamente a personalidade do mesmo, e, por consequência, uma grande parte do seu comportamento (Pratta, & Santos, 2007).
Do mesmo ponto de vista, outros estudos identificam a evidente relação entre a capacidade desenvolvida para resolver situações do dia a dia e o sistema familiar em que o indivíduo coexiste (Wagner, Ribeiro, Arteche, & Bornholdt, 1999).
Esta importância do sistema familiar deve-se à, igualmente importante, questão da educação (Pratta, & Santos, 2007). Os estudos referem esta questão porque, no que diz respeito à educação e à interação entre os membros de uma família, esta é a primeira interação social com a qual nos deparamos, na maioria das vezes, desde que nascemos (Pratta, & Santos, 2007).
É através do sistema familiar que se constroem pontes, regras e limites entre diferentes gerações, ou seja, entre as mais novas e as mais velhas, e são, também estas, que servirão como alavanca para a aprendizagem acerca das interações sociais futuras, nas quais, o indivíduo vive em sociedade (Pratta, & Santos, 2007).
Diferentes estudos referem a forma como relacionamentos inseridos num sistema familiar onde se promove o crescimento emocional, são mais bem sucedidos do que em relacionamentos de um tipo de sistema familiar conflituoso (Wagner, Ribeiro, Arteche, & Bornholdt, 1999). Para além disso, e por consequência disso, a saúde dos membros da família também é fortemente influenciada pela capacidade de demostrar sentimentos positivos, como carinho, ternura e afeto (Wagner, Ribeiro, Arteche, & Bornholdt, 1999).
Conclusão
O sistema familiar é o primeiro grupo de interação social com o qual o indivíduo convive, na grande maioria das vezes. É através do mesmo que se estabelecem as estruturas educativas e é o mesmo que influencia também o comportamento e personalidade, o que significa que o desenvolvimento de cada um de nós, é significativamente possível de predizer de acordo com o sistema familiar onde nos inserimos.
References:
- Pratta, E.M.M, & Santos, M.A. (2007). FAMÍLIA E ADOLESCÊNCIA: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DOS SEUS MEMBROS. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago 2007.
- Wagner, Adriana, Ribeiro de S., Luciane, Arteche X., Adriane, Bornholdt, Ellen A., Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica [em linha] 1999, 12 consultado em 8 de novembro de 2018]