Orientação profissional

A orientação profissional, levada a cabo nas escolas, na maioria das vezes, pretende que o indivíduo se prepare para o mercado de trabalho.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A orientação profissional, levada a cabo nas escolas, na maioria das vezes, pretende que o indivíduo se prepare para o mercado de trabalho.

De acordo com a investigação levada a cabo por Martins (2008) a orientação profissional e/ou vocacional diz respeito à estratégia utilizada para encontrar a escolha profissional certa de um indivíduo, através do seu autoconhecimento e do conhecimento acerca das atividades associadas a determinada área profissional.

Na maioria dos casos, a orientação profissional acontece dentro da instituição escolar e através do serviço de psicologia e orientação (SPO) (Silva, 2016).

A orientação profissional baseia-se em diferentes estratégias, sendo uma delas a avaliação do indivíduo através de testes psicométricos, os quais nos permitem compreender e conhecer melhor os interesses e características pessoais da pessoa (Martins, 2008). Os mesmos trabalhos indicam ainda a importância do diálogo, através do qual, o orientador ajuda o indivíduo a compreender-se a si mesmo e promove a capacidade de reflexão individual, no sentido de reconhecer as dúvidas, dificuldades e expectativas encontradas pela pessoa no âmbito profissional (Martins, 2008).

Corroborando esta teoria, Silva (2016) diz-nos que a orientação profissional implica que o indivíduo aprenda a conhecer a si mesmo e às áreas profissionais vigentes.

Através da orientação profissional, o indivíduo não conhece apenas a si mesmo mas também a realidade do mercado de trabalho, o que significa que é importante que o mesmo também tenha conhecimentos mais amplos acerca da família e da sociedade (Martins, 2008).

A importância destas estâncias, acontece devido ao desenvolvimento contínuo da sociedade em que o indivíduo, mediante a sua orientação, terá de se adaptar, aprender a gerir conflitos, preparar-se para a sua transição, aos ajustamentos e às mudanças inerentes à escolha e a uma boa orientação profissional (Silva, 2016).

Conclusão

A orientação profissional, colocada em prática, na maioria das vezes, através dos SPO, é fundamental para uma escolha acertada pelo indivíduo, no que diz respeito ao seu futuro profissional. É importante conhecer-se a si mesmo, à sociedade, a sua estrutura familiar e até mesmo à realidade do mercado de trabalho, para que se faça a escolha mais acertada para o futuro.

366 Visualizações 2 Total

References:

  • Martins, D.F. (2008). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA. Avaliação Psicológica, 2008, 7 (1), pp.113-114.
  • Silva, L. (2016). Estudo sobre a Orientação Vocacional e Profissional – Escolhas. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 20, Número 2, Maio/Agosto de 2016: 239-244.
366 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.