Conceito de Labilidade emocional
A labilidade emocional diz respeito à oscilação, por vezes abrupta, entres diferentes estados emocionais, podendo a pessoa expressar, por exemplo, tristeza e alegria num período de tempo relativamente curto.
Labilidade emocional e as perturbações psicológicas
No que respeita a perturbações clínicas (Eixo I no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais), a labilidade emocional encontra-se presente na perturbação bipolar. Sendo esta uma perturbação de humor caracterizada por episódios de depressão e (hipo)mania, são características as oscilações do humor, ora depressivo ou eufórico. Associado à oscilação deste, a labilidade emocional manifesta-se através da experiência e expressão emocional que pode oscilar num episódio hipomaníaco por exemplo entre a alegria efusiva e a cólera, quando a pessoa é confrontado com algo que a desagrada.
Nas perturbações de personalidade (Eixo II no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) verifica-se a presença de labilidade emocional na perturbação borderline, no contexto da instabilidade emocional que caracteriza o funcionamento da personalidade. Oscilando entre a idealização e desvalorização dos outros com quem se relaciona, a pessoa com perturbação borderline tende a apresentar mudanças abruptas na interação social, manifestando raiva, irritabilidade ou ansiedade.
De um modo geral, apesar da presença da labilidade e instabilidade emocional, estas perturbações apresentam diferenças na sua expressão já que na primeira as mudanças de humor e da alternância emocional tendem a manifestar-se em intervalos de tempo maiores (e.g. o humor depressivo pode manter-se durante alguns meses e, posteriormente, instalar-se um episódio hipomaníaco com elação de humor durante uns dias). Por sua vez, na perturbação borderline a labilidade emocional é característica e acompanha o funcionamento da pessoa numa base quotidiana, podendo verificar-se oscilações entre emoções com uma diferença de horas ou dias.
Palavras-chave: Labilidade emocional; perturbação borderline; perturbação bipolar
References:
Dias Cordeiro, J.C. (2009). Manual de Psiquiatria Clínica. Lisboa: Função Calouste Gulbenkian.