Inteligência

Conceito de Inteligência

Vulgarmente definida como a capacidade para realizar algo, a inteligência é muito mais complexa do que essa simples definição. Sabe-se que a inteligência possui uma função adaptadora e organizadora, cuja finalidade e encontrar um ajuste do indivíduo ao seu meio interno e externo. Engloba a capacidade lógica, de memorização, abstracção, autoconhecimento, compreensão, memorização, controle emocional, planeamento e resolução de problemas. Trata-se da capacidade ampla e profunda de compreender o mundo à nossa volta e dar-lhe um significado. Em Psicologia, o nível de inteligência pode ser medido recorrendo ao uso de testes psicológicos que fazem uma correlação entre o desempenho e a idade obtendo-se um QI (Quociente de Inteligência). Apesar das limitações destes testes, estes são considerados uma mais-valia na medida em que permitem verificar se há ou não adequação do nível de inteligência para a idade. Em Portugal, as escalas de inteligência mais conhecidas e utilizadas são as de David Wechsler, traduzidas e validadas para a população portuguesa, nomeadamente, a WPPSI-R para a idade pré-escolar e primária, a WISC-III, para crianças dos 6 aos 16 anos e a WAIS-III, utilizada em adultos.

No entanto, a natureza, definição e medida de inteligência tem suscitado muitas controvérsias ao longo dos anos. A multiplicidade de teorias e abordagens que definem a inteligência e a sua origem, desenvolvimento e manutenção são várias. Apesar disto, é comummente aceite que a inteligência resulta de uma multiplicidade de factores sendo entendida como um constructo multidimensional e global uma vez que caracteriza o comportamento do indivíduo como um todo.

1124 Visualizações 1 Total
1124 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.