Conceito de Estilos de Liderança
A liderança pode ser entendida como a capacidade de conduzir um grupo de indivíduos a colaborar para um determinado fim. A motivação é promovida de tal modo que esta colaboração seja também ela desejada pelos indivíduos que constituem o grupo.
Podem destacar-se três estilos de liderança segundo White e Lippitt (1939), sendo estes:
a) O estilo democrático, que consiste na cooperação e contribuição dos diferentes membros de um grupo na tomada de decisão. O líder não assume um papel exclusivo nas decisões, sendo facilitador ou promotor, verificando-se assim comunicação entre os diferentes membros do grupo. O objetivo é então a obtenção de um produto ou resultado comum;
b) o estilo autoritário, caracterizado pela decisão exclusiva do líder quanto às tarefas que cada membro do grupo deve cumprir, existindo pouca abertura à comunicação e à flexibilidade. Esta atitude tende a promover a desmotivação nos elementos do grupo;
c) e o estilo liberal, que consiste na presença inconsistente, pouco participativa ou reguladora do líder. Esta atitude tende a promover o individualismo e a autonomia com escasso suporte, ao invés da cooperação dos elementos de um grupo.
Na perspetiva da eficiência, promoção da motivação e investimento dos elementos de um grupo, o estilo democrático tende a ser aquele que mais se aproxima do conceito de liderança, podendo os estilos liberal e autoritário ser percebidos como estilos de falsos líderes, na medida em que não tendem a promover a cooperação e a motivação do grupo de indivíduos.
Complementarmente, o estilo de liderança que o indivíduo desempenha encontra-se intrinsecamente relacionado com o contexto ou situação, significando que um mesmo indivíduo pode desempenhar eficientemente a sua função de líder numa situação mas não noutra distinta, assim como o estilo adotado pode divergir de situação para situação.
References:
Hogg, M. (2001). A Social Identity Theory of Leadership. Personality and Social Psychology Review, 5(3), 184-200.