A dismorfia muscular diz respeito a uma psicopatologia associada à imagem corporal, maioritariamente em indivíduos do sexo masculino.
De acordo com os estudos de Falcão (2008) e Sardinha, Oliveira e Araújo (2008) a dismorfia musclar diz respeito a uma psicopatologia mais associada aos homens que pode acontecer a partir da adolescência até à terceira idade que pode trazer sintomas como depressão, ansiedade, deteriorização das relações sociais e coloca em risco o próprio trabalho e os estudos do paciente.
Considera-se a dismorfia muscular como uma perturbação dismórfica corporal, a qual leva à obsessão com o corpo com a aparência (Sardinha, Oliveira, & Araújo, 2008).
Esta psicopatologia pode comprometer biologicamente começando por alterar o metabolismo, afetando o fígado e o sistema cardiovascular, aumentar o colesterol, diminuir a respiração e até mesmo causar danos no funcionamento sexual, ao nível da ereção (Falcão, 2008).
Falta de apetite, irritabilidade, insónia, desinteresse sexual, cansaço crónico, entre outros, são também frequentes e típicos deste tipo de psicopatologia (Falcão, 2008).
Tal como já foi referido trata-se de uma perturbação quase exclusivamente masculina e que leva o homem a preocupar-se excessivamente com diferentes partes do corpo, especificamente com o tamanho, volume e desenvolvimento dos músculos (Sardinha, Oliveira, & Araújo, 2008).
Conclusão
A dismorfia muscular à semelhança de outras perturbações associadas à imagem corporal leva o indivíduo a comprometer a sua saúde física e psicológica bem como os seus relacionamentos interpessoais. A mesma verifica-se quase exclusivamente em homens e leva os mesmos a terem obsessão com o tamanho, desenvolvimento e volume dos seus músculos.
References:
- Falcão, Rodrigo Scialfa. (2008). Interfaces entre dismorfia muscular e psicologia esportiva. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte , 2(1), 01-21. Recuperado em 11 de dezembro de 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-91452008000100005&lng=pt&tlng=pt;
- Sardinha, A, Oliveira, A.J, & Araújo, C.G.S. (2008). Dismorfia Muscular: Análise Comparativa Entre um Criterio Antropométrico e um Instrumento Psicológico. Rev Bras. Me -d Esporte – Vol. 414, Nº4 – Jul/Ago, 2008.