Criatividade infantil diz respeito à capacidade de a criança se expressar através das suas ideias, mostrando, através da mesma, as suas emoções e afetos.
Segundo Nakano (2012) a criatividade infantil é extremamente importante para um desenvolvimento saudável uma vez que promove várias competências como os comportamentos mis ajustados, o melhor desempenho escolar e profissional, melhores traços de personalidade, entre outros.
Isto significa que a criatividade infantil tem o grande potencial de desenvolver a inteligência do ser humano, uma vez que as pessoas criativas têm sempre ideias para colocar em ação (Nakano, 2012).
Conseguimos observar a criatividade infantil através dos desenhos que a criança faz porque é nos mesmos que esta vai representar os seus afetos e emoções, bem como organização cognitiva dos seus processos mentais (Nakano, 2012).
Nakano (2012) observou ainda nos seus estudos que a criatividade infantil, além de estimular o desenvolvimento em todos estes níveis, também capacita a criança para a facilidade nos relacionamentos interpessoais, ou seja, a vida social também é altamente influenciada pela criatividade do indivíduo.
Quando fala em criatividade infantil, Nakano (2012) também fala em talento e habilidade académica, diferenciando e percebendo, através das experiências junto das crianças que, a criatividade associada ao talento, permite obter resultados melhores do que aqueles que se associam às habilidades académicas.
Conclusão
A literatura mostra claramente que a criatividade se associa a outras questões como a inteligência, a personalidade, as habilidades académicas, entre outras. Normalmente, crianças criativas e talentosas, conseguem obter resultados nas suas tarefas e atividades superiores aos das crianças não talentosas ou não criativas.
References:
- Nakano, T.C. (2012). Criatividade e Inteligência em Crianças: Habilidades Relacionadas? .: Teor e Pesq, Brasília, Abr-Jun 2012, Vol. 28 n. 2, pp. 149-159. Disponível e http://ojs.bce.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17563/16896.