Comportamento alimentar de atletas

O comportamento alimentar de atletas preocupa devido a perturbações alimentares que a ele podem estar ligadas.

O comportamento alimentar de atletas preocupa devido a perturbações alimentares que a ele podem estar ligadas. Alguns desportos são mais propícios do que outros a este tipo de situação.

Segundo Oliveira, Bosi, Vigário e Vieira (2003) a preocupação com o comportamento alimentar de atletas deve-se ao facto de existirem dados que demonstram perturbações do foro alimentar nesta população, tais como anorexia e bulimia, resultantes da excessiva busca da imagem perfeita e do controlo excessivo do peso.

De acordo com pesquisas de diferentes autores, o primeiro sintoma acerca de problemas de comportamento alimentar nestes indivíduos, tal como em indivíduos que não são atletas, é a insatisfação com o corpo (Fortes, & Ferreira, 2011).

Muitas vezes, são os próprios treinadores e patrocinadores que acabam por levar a que os atletas adquiram um comportamento alimentar menos saudável devido aos comentários e críticas que tecem no que concerne à sua performance (Oliveira, Bosi, Vigário, & Vieira, 2003).

Para além da influência por parte de profissionais, treinadores e até mesmo de familiares, existem também fatores internos, o que significa que os próprios atletas desenvolvem, mentalmente, a ideia do corpo perfeito, procurando que o seu corpo físico vá ao encontro das suas crenças, pensamentos e desejos acerca da imagem mental (Fortes, & Ferreira, 2011).

Uma grande parte desta população faz dietas demasiado restritivas em idades cada vez mais precoces, principalmente nos casos em que não há, sequer, supervisão profissional, o que traz consequências muito nefastas para a sua saúde (Oliveira, Bosi, Vigário, & Vieira, 2003).

É comum, nestes casos, que os atletas tenham um medo mórbido de engordar e comecem as restrições alimentares para manter o baixo peso e devido à própria distorção que têm acerca de si mesmos, chegando mesmo a utilizar medicamentos de emagrecimento (Fortes, & Ferreira, 2011).

Existem também alguns tipos de desporto que são mais propícios ao comportamento alimentar dos atletas que são menos próprios, tais como por exemplo, a ginástica rítmica ou o ballet em cuja modalidade, o controlo corporal é bastante mais rígido (Oliveira, Bosi, Vigário, & Vieira, 2003).

Conclusão

O comportamento alimentar de atletas preocupa os estudiosos devido à perturbação alimentar muitas vezes presentes em vários cenários. Independentemente do tipo de modalidade, pode acontecer uma perturbação que irá gerar consequências nefastas caso não seja verificada a tempo. No entanto, é de salientar que existem modalidades mais propícias do que outras, nomeadamente desportos associados a ballet ou ginástica rítmica em cujo tipo de atividade a preocupação com o corpo tende a ser maior.

374 Visualizações 1 Total

References:

  • Fortes, L.S, & Ferreira, M.E.(2011). Comparação da insatisfação corporal e do comportamento alimentar inadequado em atletas adolescentes de diferentes modalidades esportivas. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n. 4, p.707-16, out/dez. 2011. Recuperado em 26 de novembro de 2018 de https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16863/18576
  • Oliveira, F.P, Bosi, M.L-M, Vigário, P.S, & Vieira, R.S. (2003). Comportamento alimentar e imagem corporal em atletas. Revista Brasileira de Medicina Esporte, vol. 9, n. 6 – nov/dez, 2003.
374 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.