Bem-estar Subjectivo

Conceito de Bem-estar Subjectivo

O bem-estar subjectivo pode ser entendido como a avaliação subjectiva que cada indivíduo realiza sobre a sua vida, sendo por isso referente à vivência específica de cada um. Esta avaliação, enquanto componente cognitiva, traduz-se na satisfação com a vida, a par de uma componente emocional constituída pelos afectos positivo e negativo.

A experiência de elevado bem-estar subjectivo decorre assim da experiência de emoções ditas agradáveis (afecto positivo) por contraste a uma experiência menor em número e intensidade de emoções ditas desagradáveis (afecto negativo) num registo de satisfação com a vida e de felicidade. A conceptualização do bem-estar subjectivo enquadra-se na perspectiva filosófica do hedonismo, na qual a tónica é colocada na maximização das emoções ditas agradáveis, sob a forma de prazer, e a minimização das emoções ditas desagradáveis, relacionados com a dor psicológica.

O bem-estar subjectivo, considerado central no desenvolvimento da Psicologia Positiva, enfatiza então os resultados ou recompensas positivas, bem como as expectativas e atribuições que o indivíduo faz sobre a sua vida. A variabilidade impressa na avaliação que cada indivíduo realiza sobre a sua vida em cada momento é deste modo influenciada pelas expectativas, significados e objectivos que apresenta, verificando-se que o indivíduo experiencia maior satisfação com a vida quando concretiza objectivos significativos, experienciando também mais afecto positivo. Neste sentido, o bem-estar subjectivo é considerado pela experiência subjectiva de satisfação com a vida e felicidade, sendo esta última percebida como um propósito de vida.

Palavras-chave: Bem-estar subjectivo; hedonismo; psicologia positiva

Referências bibliográficas

Diener, E. (2000). Subjective Well-Being. The Science of happiness and a proposal for a national index. American Psychological Association, 55(1), 34-43. doi: 10.1037//0003-066X.55.1.34

Diener, E., Lucas, R., & Oishi, S. (2003). Subjective well-being. The science of hapiness and life satisfaction. In C.R. Snyder, & S.J. Lopez (Eds.), Oxford Handbook of Positive Psychology. pp.187-197. New York: Oxford University Press.

982 Visualizações 1 Total
982 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.