Acting Out

O acting out é um termo habitualmente utilizado em psicanálise. Designa as ações que apresentam normalmente um caracter impulsivo e menos racional. Pode ser uma ação que marca a surgimento do recalcado e deverá ser acolhido e compreendido na sua ligação à transferência. Pode ser com frequência uma tentativa para desconhecer o movimento de transferência em análise. É inconsciente de procura de ligação entre representações numa audição surda, exterior ao próprio indivíduo, efetuado no lugar de recordar-se de.

O acting out pode-se traduzir em atos falhados que são atuados e podem ser auto ou hétero-agressivos. O acting out também se pode traduzir pela ausência na capacidade de ligação que impede a realização da ação e a reactualização numa transferência de uma ação anterior.

Jacques Lacan (1901 – 1981) defende que o acting out é um comportamento destinado a ser explicitado por um outro, o destinatário, e é esse pedido de tradução o que define o acting out.

10300 Visualizações 1 Total

References:

  • Laplange, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanálise. Lisboa: Editorial Presença ( obra publicada em 1967)
  • Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanálise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates
10300 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.