Manuel de Azevedo

Biografia de Manuel de Azevedo, um jornalista e cinéfilo português que foi muito influente na área da comunicação e da cultura em Portugal

Biografia de Manuel de Azevedo que foi um jornalista e cinéfilo português que nasceu em Vila Real, Portugal.

Nome completo: Manuel Rodrigues Monteiro de Azevedo

Data de nascimento: Nasceu no dia 6 de agosto de 1916

Data de falecimento:  Faleceu no dia 6 de julho de 1984 (tinha 67 anos)

Local de nascimento: Folhadela, Vila Real, em Portugal

Local de falecimento: Hospital de Santa Maria em Lisboa, Portugal

Nacionalidade: Portuguesa

Ocupação: foi um jornalista e cinéfilo português

Manuel Rodrigues Monteiro de Azevedo, mais conhecido apenas como Manuel de Azevedo no meio da comunicação, do jornalismo e do cinema, foi um jornalista português que se destacou na área da cultura e de intervenção social. Além de jornalista foi cinéfilo e tem várias obras publicadas. Participou na militância Associativa Sindical e Cívica e foi uma das pessoas mais dedicadas à luta Antifascista e aos valores da liberdade e defesa da cultura democrática. Manuel de Azevedo nasceu no dia 6 de agosto do ano de 1916 na vila de Folhadela em Vila Real, Portugal continental. Como ficou órfão muito cedo, Manuel de Azevedo começou a viver com a sua avó materna, na cidade do Porto e nessa mesma cidade realizou a maior parte do seu percurso académico. Frequentou o Colégio Internato dos Carvalhos desde o ano de 1931 até ao ano de 1933. Na altura do liceu frequentou o curso de ciências no Liceu Rodrigues de Freitas e no Liceu Alexandre Herculano onde começou a desenvolver aptidões na área da política e da cultura. Foi na altura do liceu que conheceu algumas das pessoas que o iriam acompanhar ao longo da sua vida em várias causas culturais inclusive na origem da «Revista Sol Nascente». Na faculdade estudou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde frequentou o curso de Engenharia Civil entre 1935 e 1936. Durante o período de faculdade pertenceu à Tuna Académica do Porto e ao Orfeão Académico do Porto bem como a ser membro do Orfeão Lusitano da Sociedade Artística. Manuel de Azevedo estudou ainda em Coimbra, cidade onde viveu quando a sede da «Sol Nascente» se mudou para o centro do país. Chegou a ser detido no processo pela PVDE – Polícia de Vigilância e Defesa do Estado. Voltou ao Porto e fez parte da direção do Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto e chegou a participar no Congresso Internacional dos Cineclubes, em Cannes.

Manuel de Azevedo ficou ligado ao jornalismo, à crítica e ao mundo do cinema e teve a carteira profissional de jornalista número 238. Pertenceu à delegação do jornal «O Século», no Porto como redator/repórter e no «Primeiro de Janeiro», onde esteve 17 anos como repórter. Integrou ainda o Sindicato Nacional dos Jornalistas e o jornal «O Norte Desportivo».

Esteve ainda ligado à Delegação da Associação Feminina Portuguesa para a Paz como sócio auxiliar, com a sua mulher. Foi ainda sócio fundador da Sociedade Editora Norte. Colaborou com a Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto onde foi secretário-geral da direção. Esteve ainda ligado a vários movimentos contra a ditadura do Estado Novo. Em Lisboa trabalhou no «Diário de Lisboa» como redator e coordenador. Foi chefe de redação e como jornalista participou ainda no «Jornal do Fundão» onde foi coordenador de um suplemento de cinema («Ecrán»).

Faleceu no dia 6 de julho do ano de 1984 devido a uma doença do foro cardiovascular no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Foi feito um Voto de Pesar pela sua morte na Assembleia d República no dia 12 de julho do mesmo ano.

Obras literárias publicadas:

1968 – «O Homem na Cidade», Manuel de Azevedo, Lisboa, Editora Prelo Editora. (AAVV)

1941- «O Cinema em Marcha», Manuel de Azevedo (Ensaio), Cadernos Azuis nº1, Porto; Edição de autor, Imprensa Portuguesa.

1944 – «O Cinema em Marcha», Manuel de Azevedo (Ensaio), Cadernos Azuis nº1, Porto; Editora Livraria Latina, (2ª edição).

1946 – «Panorama Atual do Cinema», Manuel de Azevedo, Porto; Editora Livraria Latina.

1948 – «Ambições e Limites do Cinema Português», Manuel de Azevedo, Estudos de Arte, Lisboa; Cadernos da Seara Nova.

1948 – «Estudos de Arte: o Movimento dos Cineclubes» Manuel de Azevedo, (Coordenação e Tradução) Lisboa, Cadernos da Seara Nova.

1950 – «’Ladrões de Bicicletas’ e o Público Português», Manuel de Azevedo, Revista de Cultura ‘PORTUCALE’, nº28/30, 2ª Série

 1951 – «Perspectiva do Cinema Português», «Projeção Cadernos de Cinema», Manuel Azevedo, nº3. Porto, Clube Português de Cinematografia.

1956 – «À Margem do Cinema Nacional», Manuel de Azevedo, Cadernos do Cinema, Porto; Cineclube do Porto.

 1957 – «O Cinema Italiano do Após-guerra e o Neo-Realismo», Manuel de Azevedo. Lisboa, Editora Contraponto.

1963 – «Dicionário da História de Portuga» dirigido por Joel Serrão, participação de Manuel de Azevedo, historiador do cinema português. Lisboa, Iniciativas Editoriais (AAVV)

1971 – «São João do Porto», Antologia. Coordenação de Paulo Pombo, Porto, Câmara Municipal do Porto e Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

1968 – «O Homem na Cidade», Manuel de Azevedo, Lisboa, Editora Prelo. Coautor do livro de crónicas. (AAVV)

475 Visualizações 1 Total
475 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.