Moral, Filosofia

A palavra Moral é certamente originada do latim mos ou mores (costume ou costumes). Tem o sentido de conjunto de normas, princípios, preceitos e valores adquiridos pelo hábito que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

IMG_2721 (2)


Por vezes, os conceitos moral e ética são confundidos por sua etimologia semelhante, entretanto, possuem sentidos distintos: enquanto a moral é normativa ou prescritiva, a ética considera a ação humana valorativa  e normativa em um sentido mais genérico e abstrato. A ética toma a moral como objeto de estudo.

Por sua vez, a moral surge a cada instante que é solicitada uma tomada de decisão. Uma jovem que descobre que está grávida, mesmo sentido que ainda não está preparada, sabe também que seu parceiro é tão jovem e despreparado quanto ela. Não sabem se poderão contar com o apoio e auxílio de suas famílias. Deve ela contar a seus pais? É necessário que ela se case com seu namorado? Um rapaz namora uma moça de quem gosta muito e é correspondido por ela. Porém, conhece outra, se apaixona e é correspondido também. Ama duas mulheres e ambas a amam. Pode ele ter dois amores ao mesmo tempo ou estará traindo a ambas e a si mesmo? Uma moça descobre-se apaixonada pelo namorado da irmã. Deve ela revelar seus sentimos ao rapaz comprometido? Divide seu segredo com a irmã em questão? Guarda para si tal segredo? Situações desse tipo requerem uma tomada de decisão e, ao mesmo tempo, uma justificação para nós e para os outros. É assim que surge a prática moral.

O comportamento prático-moral está sujeito a variação de sociedade e época, porém a sua existência encontra-se nas próprias origens do ser humano como ser social. Em outras palavras, o homem é um ser moral que sempre enfrentou problemas nas suas relações mútuas, precisando tomar decisões e realizar certos atos para resolvê-los. Ao mesmo tempo, julga ou avalia estas decisões e atos, como também reflete sobre esse comportamento prático e o tomando como objeto de sua reflexão dá-se a passagem do plano da prática moral  para o da teoria moral. “Quando se verifica esta passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, já estamos propriamente na esfera dos problemas teórico-morais ou éticos.” (VÁSQUEZ, p. 17. 2008)

*Sobre comportamento moral, veja também (Fake News nas redes) :

 

2670 Visualizações 2 Total

References:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 6ºed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.

ARANHA, Maria Lúcia e Martins, Maria Helena. Filosofando Introdução à Filosofia. 2 ed. Sp: Moderna, 1993.

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. Sp: Ática, 2000.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. 3ºed. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Trad. João Dell’Anna. 30ºed. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2008.

2670 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.