Gachapon (ou Gashapon, termo cunhado pela empresa Bandai Namco) é a palavra japonesa que define as máquinas de venda automáticas especializadas em brinquedos e pequenos brindes. Ao contrário das máquinas normalmente distribuídas no ocidente que têm como publico algo as crianças, as máquinas Gachapon japonesas vendem muitos artigos relacionados com franquias da cultura pop ou brindes e edição limitada que cativam a atenção dos coleccionadores mais velhos e fãs no geral.
A variedade de figuras é imensa.
Desde figuras de anime, manga, videojogos, medalhas, bolsas, porta-chaves ou pequenos items mais extravagantes existe uma imensidão de artigos que abrangem os interesses variados dos consumidores. A variedade é tal que qualquer pessoa é um candidato a gastar algumas moedas para tentar a sua sorte numa das máquinas sortidas. O elemento surpresa é também um dos factores chave que torna estas máquinas algo tentadoras.
Variedade de coleções
Cada máquina oferece uma colecção dedicada de vários artigos que podem variar em numero, mas variam normalmente em coleções de 6 a 12 items. As máquinas podem conter coleções de figuras de animes populares como Dragon Ball Z, One Piece ou Sailor Moon, mas também items mais mundanos como insectos, mamíferos, mobílias em miniatura, frutas, ou até coleções inesperadas como cuecas para telemóvel, animais a dormir, ou meninas que servem para pendurar em copos ou segurar lapiseiras. Grande parte destas coleções são de tempo limitado e o stock é renovado frequentemente, mantendo o interesse do consumidor em descobrir as novas máquinas e a produção de novos brinquedos em constante mutação.
O termo Gachapon é derivado da junção das onomatopeias japonesas gacha, que se refere ao som do girar do manipulo da máquina, e pon, onomatopeia que representa o som da pequena cápsula a cair no receptáculo. As máquinas podem ser encontradas nos mais variados locais desde centros comerciais, lojas especializadas, cafés e restaurantes, salões de jogos e até mesmo na rua em distritos comerciais. Akihabara e Shinjuku são localidades do Japão onde se pode encontrar o maior número de máquinas de Gachapon a poucos metros de distância umas das outras.
Existem diferentes tipos de Gachapon, mas por natureza são máquinas que distribuem de forma aleatória os brindes, existindo até alguns brindes secretos dentro de conjunto. Na frente das máquinas, por norma existe um panfleto que mostra todas as figuras disponíveis e uma silhueta negra com a figura secreta. Outro tipo de Gachapon são vendidos em caixas de cartão seladas ao invés das cápsulas de plástico, normalmente figuras de maior dimensão, e também figuras secretas presas ás tampas de garrafas de sumo vendidas em máquinas de venda automática.
Existe sempre um risco associado pois nada garante que o consumidor consiga obter uma figura diferente a cada tentativa, mas existem lojas que vendem a colecção completa para quem preferir por um valor pré-estabelecido. No entanto é esta característica de “aposta cega” que torna os Gachapon apelativos a todas as idades. Além disso os Gachapon variam de preço conforme a qualidade do material e dos moldes das figuras. Normalmente o custo de um brinde fica entre os 100 yen e os 500 yen, aproximadamente entre 1€ e 5€, sendo os mais caros, em geral, de melhor qualidade. Alguns Gachapon com o passar do tempo tornam-se items de coleção raros e são vendidos por preços bastante elevados.
Inseridas na cultura japonesa os turistas também se sentem muito atraídos por estas máquinas e uma das lojas mais conhecidas de Akihabara, a Gachapon Kaikan, loja com mais de 16 anos de vida e totalmente especializada em Gachapon com mais de 500 máquinas diferentes, conta com cerca de 60% de estrangeiros como base de clientela. Desde crianças a adultos os Gachapon são um mercado de vendas muito específico ao território japonês que desenvolveu um estatuto de culto e se mantém vivo há várias gerações desde que as primeiras máquinas surgiram na década de 1960 pelas mãos do comerciante Ryuzo Shigeta.