A placa bacteriana é um biofilme oral. Isso significa que é uma comunidade de microorganismos, embebidos numa matriz, que recobre uma superfície sólida. Este termo, define uma comunidade microbiana embebida numa matriz aglutinante e firmemente aderida sobre os dentes ou outras estruturas orais sólidas, tais como próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, restaurações, superfície de implantes ou cálculos salivares. Na maioria das vezes, essa estrutura se desenvolve sobre a película adquirida.
É um factor determinante para o desenvolvimento de doenças orais tais como a cárie dentária e todas as formas de doença periodontal, desde a gengivite até todas as formas de periodontite. Naturalmente, a composição dos microorganismos da placa bacteriana pode ser mais ou menos agressiva, fazendo também com que a severidade das doenças sejam mais ou menos intensas, além do que a presença de diferentes microorganismos pode redundar em diferentes problemas de saúde. Se a placa bacteriana não for adequadamente removida da cavidade oral pode calcificar e levar á formação de cálculos dentários, vulgarmente chamados de tártaro ou pedra nos dentes. Estes, em si não prejudicam as gengivas, mas facilitam e aumentam a quantidade de placa bacteriana presente na cavidade oral. Deste modo, uma correta higienização deve passar pela remoção do biofilme oral e, nos casos em que há formação de tártaro pela remoção mecânica do mesmo através ou de uma destartarização ou de um alisamento radicular.
A placa bacteriana é constituída por bactérias, restos alimentares, e saliva e forma-se diariamente nos dentes, existindo por isso a necessidade constante de removê-la. Visto que ela é praticamente incolor e forma-se debaixo da gengiva e no terço apical da mesma, uma observação da cavidade oral não necessariamente encontra placa bacteriana visível, no entanto, existem corantes disponíveis no mercado que permitem colorir a placa bacteriana, e uma observação da cavidade oral após a colocação do corante frequentemente escandaliza as pessoas e alerta-as para áreas que passam despercebidas durante a escovagem.
Existe portanto a necessidade de remover mecânicamente a placa bacteriana com base diária visto que a atuação química apenas mata as bactérias, o que apenas permite que outras bactérias usem tal como substrato para o seu crescimento e desenvolvimento. No entanto, a utilização de um bom colutório permite que se diminua a severidade da doença, e é um ótimo complemento para uma boa escovagem e utilização de fio ou fita dentária.
Visto que a placa bacteriana é facilmente removida da cavidade oral é necessário, que sejam seguidos bons meios preventivos que evitem o desenvolvimento da doença. Os meios mais utilizados são:
Um escovagem eficaz e a ser realizada preferencialmente após cada refeição. Se não for possível realizar a escovagem após cada refeição, é essencial que a mesma seja realizada pelo menos duas vezes por dia, de manhã após o pequeno almoço e á noite antes de se deitar. Isto porque durante a noite é a ocasião em que a placa bacteriana consegue agir com maior efetividade em vista do facto da cavidade oral atingir as condições ideiais. Recorda-se em relação à escovagem que a mesma deve prestar especial atenção aos espaços apicais, junto á gengiva.
Fazer, pelo menos uma vez por dia, uma limpeza das regiões interdentárias, ou com um escovilhão ou preferencialmente com um tipo de fio dentário, podendo ser fio ou fita dentária.
Evitar fumar, visto que o tabaco promove as melhores condições para a acção das bactérias á medida que diminui a acção das nossas defesas.
Moderar o consumo de alimentos açucarados e de hidratos de carbono, ou reduzi-los á ingestão aquando de uma refeição principal.
Fazer visitas regulares ao médico dentista ou Higienista Oral para que sejam observadas as estruturas dentárias e periodontais e feitas destartarizações e outros meios de remoção de placa bacteriana.
Recorda-se que a placa bacteriana forma-se em todos os indivíduos, portanto as sugestões acima aplicam-se a todas as pessoas, e inclusive animais serão beneficiados se os seus donos seguirem as sugestões acima.