Meios Auxiliares de Remoção de Placa

A placa bacteriana é a principal responsável pelas doenças orais mais comuns como o são a cárie dentária e a doença periodontal. No entanto, reforça-se que ambas são doenças multifactoriais e portanto, necessitam da presença de outros elementos para que se desenvolvam. Visto que de todos os elementos que contribuem para o desenvolvimento das supracitadas doenças, a placa bacteriana é a que apresenta uma vulnerabilidade mais alta e simples, é pela remoção com base diária da placa bacteriana que encontramos a melhor maneira de prevenir as doenças orais mais comuns. Conforme é explicado debaixo do artigo Escovagem, a Escovagem dos dentes apresenta-se como a técnica mais difundida de remoção de placa bacteriana, e realmente uma boa escovagem dos dentes é fundamental para que seja possível remover uma parte significativa da placa bacteriana. No entanto, a escova por si é insuficiente para a remoção da placa bacteriana, visto que a escova dos dentes, mesmo com as melhores das técnicas não consegue alcançar toda a superficíe do dente, portanto existe a necessidade de se complementar a escovagem com outras técnicas de remoção de placa bacteriana. Recordamos que os métodos apresentados em seguida são apenas MECÂNICOS porque referimo-nos apenas á remoção da placa bacteriana e não á desagregação da mesma ou morte dos microorganismos que constituem o biofilme. Além disso, algumas situações pontuais como a presença de prótese fixa, sob a forma de pontes ou implantes, dentes impactados, trabalhos ortodônticos, próteses removiveís quer acrílicas quer esqueléticas requerem que se aplique outros meios auxiliares de remoção de placas.

Desse modo, apresentamos em seguida alguns meios auxiliares de remoção de placa bacteriana. Eles são o Fio Dentário, a Fita Dentária, Os porta fios, os escovilhões interdentários, escovas dentárias unitufo, escovilhões interdentários, palitos de borracha, palitos de madeira, limpadores linguais, escovas de próteses dentárias e fios dentários suaves para implantes e ortodontia.

 

Fio Dentário ou Fita Dentária

O Fio Dentário ou a fita Dentária são fundamentais na escovagem diária em caso de pessoas sem perda de tecido gengival. Visto que exige destreza, é aconselhado que se comece a usar o fio dentário quando a criança tem destreza para o fazer, o que geralmente ocorre a partir, sensivelmente dos 10 anos (um pouco mais ou um pouco menos, dependendo de caso a caso). Quando é utilizado da maneira devida o fio ou a fita conseguem remover a placa bacteriana interdentária que está abaixo do ponto de contacto, quer supra, quer sub gengival. Pode ser efetuado, antes ou depois de uma escovagem, e geralmente deve ser feito com base diária. A grande diferença entre o fio e a fita dentária relaciona-se com a espessura do mesmo. Ao passo que o fio dentário permite maior facilidade ao passar entre os pontos de contacto, a fita dentária é mais resistente, e consegue limpar melhor as áreas subgengivais. Os fios e as fitas são frequentemente ou de nylon, encerados ou não, ou ptfe, que apesar de mais caros são mais resistentes.

Existem várias técnicas para se usar o fio dentário, sendo as mais eficazes e com uma facilidade relativa os Métodos de Spool e o método de Loop.

Método de Spool

 

Seria bom referir em relação a este método alguns pontos interessantes:

– Usar cerca de 45 centímetros de fio dentário, regra geral, e se a técnica for bem efetuada é o suficiente para toda a cavidade oral. De início é possível usar esta quantidade de fio dentário para uma das arcadas.

– Enrolar o fio dentário nos dedos médios, em vez dos indicadores. Isso permitirá um maior controlo durante a escovagem.

– Ao entrar num dos espaços interdentários, tenha especial cuidado de limpar os espaços interdentários.

Método de Loop

Corte cerca de 18 centímetros de fio e amarre-lo de forma segura num círculo. Depois, colocar todos os dedos, excepto o polegar, no interior do circulo. Em seguida, usar os dedos indicadores para guiar o fio através dos dentes inferiores, e usar os polegares para guiar o fio através dos dentes superiores. Também neste método há a necessidade de ir abaixo da linha da gengiva, e dobrá-lo para formar um “C” ao lado de cada dente.

 

Os restantes tipos de fio, como os fios, como os porta fios, e os fios para ortodontia e implantologia obedecem aos mesmos princípios, com a diferença que são adaptados para pessoas com problemas de locomução e de destreza, como crianças, ou deficientes físicos. No caso dos pacientes ortodônticos e de implantes ou prótese fixa, os fios são ligeiramente mais resistentes nas pontas para melhor manuseamento.

Escovilhões e Palitos Interdentários

Os escovilhões e os palitos interdentários, são usados em caso de pacientes com perca de tecido gengival, que expõem os espaços interdentários. O escovilhão em vista do tufo que tem presente é ótimo para a remoção de placa bacteriana interdentária, mas tem algumas limitações. Existem diferentes tamanhos de escovilhões e de diferentes anatomias para proporcionar o máximo conforto. A utilização do mesmo é muito intuitiva, mas existe a necessidade de se fazer a limpeza vestibular, mas também lingual de cada uma das superfícies. Os palitos interdentários, funcionam da mesma maneira, e são úteis em casos em que perda parcial de tecido gengival interdentário. Os palitos de madeira apesar de também proporcionarem a remoção de placa bacteriana e restos de alimentos são muito agressivos, havendo a necessidade de muita cautela ao utilizá-los.

Escovas de próteses

As Escovas de dentes para próteses são uteis porque possuem duas partes, uma para os dentes e outra para as restantes partes. Está preparada para que toda a prótese seja limpa.

Limpadores Linguais

Servem para remover bactérias da língua. São úteis em caso de pacientes com mau hálito proveniente de bactérias que produzem sulfitos. Algumas escovas já vêm com um limpador incluído.

Escovas Unitufo

Para limpeza de locais de difícil acesso. Apenas possuem um tufo e por isso têm maior facilidade de alcançar partes da cavidade oral de difícil acesso.

1028 Visualizações 1 Total
1028 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.