Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O osso lacrimal também é conhecido por únguis, ou Os Lacrimal e a face que apresenta uma goteira é externa e essa goteira está limitada por uma crista que é posterior, e que termina por uma apófise que é inferior. Faz parte da cabeça óssea, e é um dos catorze ossos que constituem a face. É um osso que é par e que está localizado ao nível dos canais orbitários, ao nível da parte medial da órbita. É o menor osso da face e também o mais frágil, e este osso é formado praticamente por tecido compacto. É praticamente do tamanho de uma unha da mão. O osso lacrimal ou únguis é ossificado a partir de um único centro, que aparece por volta da décima segunda semana a partir da membrana que cobre a cápsula cartilaginosa nasal.
Este osso articula com o osso frontal, com o osso etmóide, com o maxilar superior e com o corneto inferior. Este osso é um osso que apresenta duas faces e quatro bordos. É neste osso
A face externa apresenta a crista lacrimal posterior (crista lacrimalis posterior) que se continua inferiormente por uma pequena apófise, o hamulus lacrimalis (hamulus lacrimalis). Atrás da crista lacrimal posterior a face externa é lisa e adiante apresenta uma goteira que constitui em cima o sulco lacrimal (sulcus lacrimalis), e em baixo junto com a face interna do maxilar superior forma o canal lácrimo-nasal.
A face interna deste osso corresponde às fossas nasais, e articula-se atrás com a face anterior das massas laterais do osso etmóide.
O bordo superior do osso lacrimal articula com a apófise orbitária interna do frontal, e o bordo anterior articula com a apófise montante do maxilar superior. O bordo inferior do osso lacrimal articula com a apófise lacrimal do corneto inferior.O Bordo posterior articula com a lâmina papirácia do etmóide e com o maxilar superior.
É neste osso que existe uma concavidade que alberga espaço para membrana lacrimal, e está diretamente associado com o choro. Lesões neste osso podem resultar na obstrução das vias lacrimais.