Clavícula

A clavícula é um osso que existe em número duplo, e que faz parte do membro superior, vulgarmente conhecido como braço. Faz parte especificamente da Espádua, ou cintura escapular e permite a ligação do membro superior ao tórax.

Definição

A clavícula é um osso par, longo, e em S itálico. Apresenta duas curvaturas, uma delas interna de concavidade posterior e outra externa de concavidade anterior.

Orientação 

Das duas extremidades que constituem o osso a mais achatada é a externa. Das duas faces dessa extremidade a mais rugosa é a inferior. Dos dois bordos relacionados com essa extremidade, o côncavo é anterior. Dá-se ao osso uma ligeira inclinação para diante, para baixo e para dentro.

Conexões 

A clavícula articula com o esterno, a primeira cartilagem costal e a omoplata.

Clavícula

Descrição da clavícula

Corpo – O corpo da clavícula (ou Corpus claviculae) apresenta duas faces e dois bordos.

Face superior – A face superior do corpo da clavícula é superficial e relaciona-se com o tecido celular subcutâneo, com o músculo subcutâneo do pescoço e a epiderme.

Face inferior – Na porção interna da face interior o corpo da clavícula apresenta uma superfície rugosa conhecida como tuberosidade costal ou impressio ligamenti costoclavicularis, que dá para o ligamento condo-clavicular.

Na porção média do corpo da clavícula apresenta um acidente anatómico conhecido como goteira do subclávio ou sulcus musculi subclavii, que é onde se dá a inserção do músculo com o mesmo nome.

A porção externa do corpo da clavícula é observada a tuberosidade trapezoideia ou linea trapezoidea, onde se insere o ligamento trapezóide e o tubérculo conoideu ou tuberculum conoideum onde se insere o ligamento conóide.

Bordo anterior – O bordo anterior da clavícula é o lugar onde se insere o músculo grande peitoral, nos seus dois terços internos e ao músculo deltóide no seu terço externo.

Bordo posterior – O bordo posterior é onde se insere o músculo esterno-cleido-mastoideu para dentro e ao trapézio para fora.

Extremidade externa 

A extremidade externa da clavícula, ou extremitas acromialis, apresentam uma faceta ovalar (Facies articularis acromialis) que se articula com o acrómio da omoplata.

Extremidade interna 

A extremidade interna ou extremitas sternalis é a mais volumosa e apresenta uma faceta articular complexa que se articula com o esterno ou facies articularis sternalis e com a primeira cartilagem costal.

Pela sua localização e função a clavícula é um osso que está sujeito a fratura.

A clavícula pode fraturar em três localizações diferentes:

– Terço médio: a porção média da clavícula, que é o local mais comum de fratura da clavícula;
– Terço distal: a extremidade da clavícula que se liga ao ombro;
– Terço medial: a extremidade da clavícula que se liga ao esterno.

É algo comum que recém nascidos fraturem o osso ao passar pelo canal de nascimento, além disso uma queda sobre o braço estendido, e um golpe no osso também podem contribuir para a fratura. Além disso, factores como a idade avançada, a osteoporose, problemas ósseos congénitos, participação em desportos de contacto ou violência são fatores que podem aumentar a prevalência ao mesmo.

Qualquer problema na clavícula irá comprometer todos os movimentos da articulação do ombro, pois ela trabalha em conjunto com a articulação gleno-umeral. A articulação acrômioclavicular é considerada a segunda articulação mais importante do ombro. Diversas dores no ombro podem ser decorrentes às lesões traumáticas na clavícula como um acidente automobilístico onde o cinto amorteceu todo impacto em cima da clavícula ou quedas espalmadas. A clavícula pode causar dores e problemas neurológicos, pois o plexo neurovascular passa logo abaixo da clavícula, e alguns traumas e disfunções claviculares podem lesar essas estruturas e gerar problemas para todo o membro superior.

Na maioria dos casos, não há necessidade de recorrer a tratamento cirúrgico para lidar com problemas na clavícula.

3094 Visualizações 1 Total

References:

Anatomia Humana da Locomoção, J.A. Esperança Pina

3094 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.