Incisivos

Os incisivos são os dentes centrais e a origem do nome vem do Latim incidere que significa cortar. Isto vai de encontro ao objetivo principal destes dentes que é o de cortar os alimentos. Os humanos têm oito dentes incisivos quer na dentição decídua, quer na dentição permanente. Devido à sua localização frontal os dentes incisivos têm uma forte componente estética. Além disso, a sua posição frontal também os coloca mais sujeitos a traumas. É comum os incisivos superiores desenvolverem cáries interdentárias, sendo bem menos frequente o desenvolvimento de cáries interdentárias nos inferiores. Isso, pode acontecer, em especial em pacientes toxicodependentes.

Regra geral, os incisivos inferiores erupcionam primeiro do que os superiores.

Incisivo central Superior

É um dente inserido no maxilar superior. Tem forma trapezoidal, com o eixo vertical ligeiramente maior que o transversal. O incisivo Central superior erupciona por volta dos 7 anos.

Pelo lado incisal nós podemos observar as linhas de desenvolvimento com os mamelões na porção

Incisivo Central Superior

apical, que regra geral se desgastam com a idade, passando a apresentar uma superficíe lisa. Os autores chamam esta forma de “flor de Lis”.

O tamanho dos lóbulos é o seguinte:

– em sentido mesio-distal, o maior é o distal e o menor é o central.

– em sentido longitudinal: o longo é o central, devido à disposição do colo, o distal é levemente menor que o mesial o que possibilita que em conjunto as margens inferiores dos três lóbulos, ou seja a margem incisal, tenha direção ascendente para distal.

– em sentido vestíbulo-lingual: são equivalentes

Incisivo Lateral Superior

É um dente inserido no osso Maxilar e que encontra-se imediatamente a seguir ao Incisivo central superior.

A sua face vestibular tem a forma de um trapézio isósceles, cujo grande lado é o oclusal e o pequeno o cervical. A face vestibular é convexa nos sentidos verticais e transversal.  Essa convexidade não é uniforme, pois no sentido longitudinal alcansa seu máximo junto à borda cervical diminuindo progressivamente à medida que se aproxima da borda incisal, até tornar-se plana. Disto resulta que, a metade ou dois terços incisais da face vestibular mostram-se muitas vezes completamente planos. A face vestibular é limitada por quatro bordas ou margens arredondadas que se continuam (sem limites precisos) com as faces vizinhas. A borda incisal é retilínea e igeiramente inclinada para distal. A borda

Incisivo Lateral Superior

cervical é curvilínea, com raio de curvatura pequeno e de convexidade gvoltada para a raiz. As bordas proximais – mesial e distal- são coonvergentes para o lado da raiz, sendo que a mesial é mais longa e menos inclinada, enquanto que a distal é mais curta e menos inclinada. Em relação à face lingual esta é semelhante à da vestibular, mas é nitidamente triangular. O quarto lóbulo é menos desenvolvido do que nos incisivos superiores; as cristas marginais, com relevo pequeno ou quase nulo, unem-se ao quarto lóbulo sem demarcação nítida. Acima do lóbulo, há uma ligeira depressão.

Incisivo Central Inferior

Incisivo Central Inferior

O Incisivo Central Inferior é um dente que está inserido na mandíbula. Tem características vestibulares semelhantes ao incisivo central superior, no entanto, é um dente menor e mais estreito, portanto, os detalhes são menos nítidos. As bordas proximais são ligeiramente convergentes pera a raiz e, contrariando a regra, a borda mesial é menor que a distal quando há maior atrição da face incisal (face cortante dos dentes incisivos). A borda incisal é quase retilínea e os ângulos mesial e distal são restos. Por lingual a descrição é semelhante, ao incisivo superior, mas a fossa lingual é bem rasa e as cristas marginais e o cíngulo são pouco marcados.

Incisivo Lateral Inferior

O incisivo lateral inferior é um dente inserido na mandíbula. Este dente é maior que o central inferior. Por isso, tem características mais demarcadas que o dente central e os seus acidentes anatómicos são mais proeeminentes.

Incisivo Lateral Inferior

16564 Visualizações 4 Total
16564 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.