O cóccix é um pequeno osso de formato triangular que se situa no final da coluna vertebral. Este osso corresponde à fusão de quatro a seis vértebras coccígeas rudimentares que surgem no esqueleto embrionário, dizendo respeito a uma eminência em forma de cauda presente no embrião humano desde o fim da 4ª semana até ao início da 8ª semana.
A superfície anterior do cóccix (virada para a pélvis) é côncava e relativamente lisa, enquanto a superfície posterior é mais rugosa, constituída por processos articulares rudimentares. A base do cóccix articula com o sacro através da articulação sacrococcígea, classificada como sendo uma sínfise (apenas permite uma pequena amplitude de movimento). Em alguns casos, o cóccix pode chegar a fundir-se também com o sacro.
O cóccix não participa em conjunto com as outras vértebras no suporte do peso do corpo na posição de pé, mas providencia inserções para o glúteo máximo, para os músculos coccígeos e para a banda fibrosa média dos músculos pubococcígeos, bem como para o ligamento anococcígeo.
References:
Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 4, pp 451-453)