Acetábulo

Descrição e apresentação do acetábulo

O acetábulo corresponde à grande cavidade cotiloide (em forma de taça) da região lateral do osso coxal, que articula com a cabeça do fémur, formando a articulação da anca (coxofemoral).

O acetábulo forma-se através da fusão dos três ossos primários que constituem o osso coxal. A maioria do desenvolvimento do acetábulo realiza-se até aos oito anos de idade, embora aumente na puberdade devido ao desenvolvimento dos centros de ossificação secundários.

A margem inferior do acetábulo é incompleta, formando a incisura do acetábulo, a partir da qual se estende uma depressão chamada de fossa acetabular.

As margens superior e posterior do acetábulo encontram-se reforçadas com um osso cortical compacto, que se estende desde o bordo periférico da fossa acetabular, aumentando a estabilidade articular em carga.

À volta da periferia do acetábulo existe o labrum acetabular, um anel fibrocartilaginoso que ajuda a estabilizar a articulação, aumentando a área e o volume da superfície articular. Este labrum tem também um papel secundário de estabilizar a anca durante a rotação lateral, prevenindo a translação anterior do fémur.

171 Visualizações 1 Total

References:

Dutton, M. (2012), Dutton’s Orthopaedic Examination, Evaluation and Intervention (Third Edition), The McGraw-Hill Companies, Inc (Chap. 4, pp 750-760)

Magee, D. J. (2014), Orthopedic Physical Assessment (Sixth Edition), Saunders, Elsevier (Chap. 11, pp 689)

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 5, pp 516)

171 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.