Puberdade

Conceito de Puberdade

É um período durante o qual se desenvolvem os caracteres sexuais secundários e a maturação do sistema reprodutor ao qual se juntam também mudanças psicológicas. É um fenómeno biológico que culmina com o alcance da fertilidade e maturidade física adulta. Não é sinónimo de adolescência pois a puberdade é uma transição biológica para a idade reprodutora enquanto a adolescência é a transição a nível psicológico, pode-se dizer então que a adolescência envolve a passagem pela puberdade.

Os caracteres sexuais primários são os órgãos externos e internos que realizam as funções reprodutoras e determinam o género do individuo, por exemplo, os ovários, útero ou pénis, enquanto os caracteres sexuais secundários são as mudanças que ocorrem no corpo na sequência de mudanças hormonais, por exemplo, crescimento de pelos pubianos.

O hipotálamo inicia a produção de GnRH que estimula a hipófise a produzir gonadoestimulinas e as gónadas devido a este aumento hormonal tornam-se cada vez mais sensíveis à ação das hormonas e iniciam a produção de testosterona, no caso masculino, e estrogénios, no caso feminino desencadeando então o início da puberdade e aparecimento dos caracteres sexuais secundários.

Puberdade feminina

Esta inicia-se por volta dos 8/13 anos, antes dos 7 anos é considerada uma puberdade precoce e depois dos 13 anos uma puberdade tardia.

Os primeiros sinais são o aumento do crescimento físico, que geralmente dá-se mais cedo no sexo feminino que no masculino e o aparecimento do botão mamário, momento que se designa de Telarca, segue-se a Pubarca, isto é, o aparecimento de pelos pubianos e por volta dos 12/15 anos a Menarca, aparecimento da primeira menstruação, que é o acontecimento mais importante da puberdade. Após esta é comum que o período menstrual seja irregular e anovulatório durante algum tempo.

Juntamente com estes três importantes acontecimentos e a aceleração no crescimento também são características deste período o desenvolvimento mamário, crescimento de pelos axilares, concentração de tecido adiposo nos quadris e seu aumento e arredondamento, arredondamento de ombros, mudanças na voz, aumento da massa óssea, crescimento do útero, desenvolvimento e manutenção da vulva e vagina e pigmentação aréola mamária e da vulva.

Puberdade masculina

Inicia-se por volta dos 9/14 anos, sendo que é uma puberdade precoce se iniciada antes dos 9 anos e depois dos 14 anos uma puberdade tardia. O crescimento testicular é dos primeiros sinais que esta começou, junta-se o aparecimento de pelos pubianos, o aumento e desenvolvimento do pénis e desenvolvimento da glande.

Um rápido aumento de estatura, um aumento da massa muscular, mudanças na laringe e na voz, com o aparecimento da maçã-de-adão e de pelos axilares e faciais e emissões noturnas são também acontecimentos característicos deste período que culmina com a primeira ejaculação com sémen – espermarca/semarca.

Em ambos os sexos ao mesmo tempo que se dão estas mudanças morfológicas acontecem também mudanças no comportamento e interesses do individuo. É um período de grande crescimento físico, sendo a fase da vida, excetuando o primeiro ano de vida, que o individuo mais cresce. No sexo feminino a menarca marca o final da velocidade máxima de crescimento e no sexo masculino é a mudança na voz que o marca. Para classificar temporalmente a maturação sexual em ambos os sexos existe uma escala chamada de Estágios de Turner. No final deste processo o indivíduo adquire capacidade de se reproduzir entrando assim na idade fértil, sendo esta a principal característica e objetivo deste processo biológico.

1254 Visualizações 1 Total
1254 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.