Videogame é um termo que se refere a todo jogo eletrônico em que há uma interação com uma plataforma física, seja ela um computador ou um console. A plataforma se conecta a uma televisão ou monitor, que transmite a imagem gerada durante o jogo. O termo videogame costuma se estender também algumas vezes aos consoles, que podem ser portáteis ou não.
Em 1958, o físico Willy Higinbotham, famosos por ser um dos criadores da bomba atômica, teria criado o primeiro videogame. Durante a Guerra Fria, Higinbotham criou um jogo de tênis com apenas dois traços e uma bola, exposto em uma tela de 15 polegadas, projetado para ser processado em computadores analógicos. O jogo foi chamado de Tennis for two.
Higinbotham, apesar de surpreso com o próprio invento, decidiu não o patentear. Em 1968, então, o alemão refugiado nos Estados Unidos, Ralph Baer, teve uma ideia. Ele pensou na possibilidade de desenvolver um aparelho que permitisse rodar jogos eletrônicos em uma televisão. Assim nasceu o Brown Box, o primeiro console de videogames.
Início dos consoles
O primeiro console comercializado, no entanto, foi Odissey, elaborado pela empresa Magnavox, em 1972, nos Estados Unidos. Poucos anos depois, em 1978, é lançado o fenômeno dos videogames: Atari 2600. Ele foi projetado igualmente nos Estados Unidos e se tornou um símbolo cultural dos anos 1980, tendo vendido milhões de unidades desde seu lançamento.
Ainda que o Atari 2600 tenha sido um sucesso de vendas, a empresa passou por algumas complicações financeiras na década de 1980. Isso abriu espaço para a japonesa Nintendo, que viria a ser uma das maiores empresas do ramo. Seu primeiro console bem-sucedido foi o Famicon, de 8-bits, rebatizado de Nintendo Entertainment System ou NES. Videogames como Super Mario e Donkey Kong são jogos famosos dessa plataforma.
À medida que a Nintendo prosperava como a maior empresa de videogames do mundo, a SEGA, outra japonesa, iniciou seus trabalhos. Como concorrente do NES, a SEGA levou aos mercados o conhecido Master System. Por saber que jamais venceria a Nintendo na “guerra” dos consoles de 8-bits, a empresa criou um segundo console, de 16-bits: o Mega Drive.
A Nintendo respondeu à altura à sua rival na primeira guerra dos consoles e desenvolveu também uma plataforma 16-bits: o Super Nintendo ou Super NES. Esse console é um dos mais populares e bem-sucedidos de toda a história. Na época, possuía menos videogames que o Mega Drive, mas era mais avançado tecnologicamente e com gráficos melhores.
O duelo entre a Nintendo e a SEGA ganhou uma proporção maior com a entrada da também japonesa Sony no mercado de videogames. Ela abriu caminho para uma nova geração de consoles. Nessa época a SEGA investiu no Saturn, plataforma de 32-bits, que foi um fracasso. A Nintendo lançou o N64, com gráficos de 64-bits, mas ambas foram batidas pelo Playstation, de 1994, da Sony, que possuía uma vasta biblioteca de jogos e vendeu mais de cem milhões de unidades.
Videogame: mercado de sucesso
O século XXI deu início a uma nova era no mundo dos videogames. No ano 2000 foi lançado o Playstation 2, continuação do console de sucesso da Sony. A Nintendo desenvolveu um sucessor ao N64, o Game Cube, que não agradou tanto quanto seus antecessores. A Microsoft, conhecida mundialmente no mundo dos computadores, estreou com seu primeiro console, o Xbox.
Em 2006, a Sony lançou aos mercados seu terceiro console da família Playstation, o Playstation 3. No mesmo ano, a Nintendo inovou ao criar o Nintendo Wii, cuja característica mais marcante eram os sensores de movimento. Apenas em 2010 esses consoles ganhara um concorrente, o Xbox 360, da Microsoft.
Atualmente, na oitava geração de videogames, as principais desenvolvedoras de jogos eletrônicos continuam a disputar o posto dos melhores consoles. Temos o Playstation 4, o Xbox One e o Nintendo Switch, além de variações melhoradas dos dois primeiros, com gráficos e processadores mais desenvolvidos.
O mercado de videogames cresce a cada ano. Estima-se que de 1999 a 2004 a indústria de jogos eletrônicos tenha faturado 21 bilhões de dólares. Esse valor é o dobro do que faturaram todos os filmes de Hollywood no mesmo período.