Patreon

Patreon é uma plataforma online para criadores e empreendedores.

Patreon é uma plataforma online que permite a criadores e empreendedores formarem um serviço de subscrição não vinculativo e de valores diferenciados. Para os criadores permite continuarem a trabalhar nos seus ofícios e conseguir algum tipo de financiamento através da sua comunidade de fãs. Por sua vez, os fãs podem contribuir para que os seus artistas e criadores favoritos continuem a trabalhar de forma regular, participando também na comunidade e comunicando de forma mais próxima com os autores.

patreon

Uma plataforma de apoio.

Apoio aos criadores de conteúdos

A plataforma ganhou especial destaque entre os criadores de conteúdos online como apresentadores de canais de Youtube, artistas de banda desenhada online (ou webcomics), escritores, podcasters, músicos, ilustradores e outros artistas que produzem conteúdos de entretenimento para a internet de forma regular. Os criadores podem colocar vários patamares de contribuição e dar acesso a conteúdos exclusivos consoante o valor doado pelos fãs. Por exemplo, alguém que faça vídeos para o Youtube, pode estabelecer um obrigado em vídeo a cada doação de 1€ e fazer um stream exclusivo e privado de forma semanal para os que contribuírem com 5€. O criador pode escolher ser pago por cada novo conteúdo que produz ou de forma mensal. Isto também permite aos fãs saberem quanto vão estar a gastar pois alguns conteúdos têm uma dinâmica de produção mais célere enquanto outros demoram mais tempo a ser concluídos. De qualquer maneira os fãs podem desvincular-se da contribuição monetária a qualquer momento.

O Patreon foi fundado em Maio de 2013 pelo artista Jack Conte que procurava uma forma de financiamento para os vídeos que produzia para o Youtube. Juntamente com Sam Yam desenvolveram uma plataforma que permitia aos fãs, ou patronos, doarem uma determinada quantia monetária. A companhia tinha mais de 125 mil patronos registados apenas nos primeiros 18 meses de vida o que permitia sustentar uma série de criadores, em 2014 foi anunciado que os patronos no seu conjunto estavam a doar mais de 1 milhão de dólares por mês aos criadores.

A companhia conseguiu fundos de uma série de investidores e em Março de 2015 adquiriu a Subbable, um serviço de apoio voluntário similar, trazendo consigo todos os criadores de conteúdo presentes nesse website. Esta aquisição permitiu também migrar o sistema de pagamento da Amazon que a Subbable utilizava. Em Maio de 2017 o Patreon tinha mais de 50.000 criadores activos, 1 milhão de patronos mensais e distribuía mais de 150 milhões de dólares pelos diferentes criadores.

Diversos tipos de criadores

Os criadores no Patreon são agrupados pelo tipo de conteúdo que produzem. Estes criam uma página com todas as informações descritas, as quantias e formas de pagamento, assim como as recompensas por cada patamar de doação. Geralmente quanto mais um patrono doar, mais conteúdo recebe por parte do criador. A plataforma Patreon recebe 5% de comissão por cada doação. As regras da comunidade permitem criar praticamente todo o tipo de conteúdo e até mesmo prestar algum tipo de serviço como aulas de musica ou de desenho, as proibições recaem sobre conteúdo pornográfico ou de violência sexual. A utilização do Patron está aberta a qualquer pessoa, seja criador ou patrono.

As vantagens do Patreon são o seu modelo de subscrição, que não requer qualquer pagamento adicional e aceita tanto cartão de débito como PayPal. Cria também uma ponte de ligação entre o criador e os seus fãs criando uma corrente de interactividade única. Os criadores sabem de antemão quanto vão receber naquele mês e podem ajustar o seu trabalho ao orçamento disponível.

Por outro lado não é fácil rentabilizar uma página no Patreon partindo do zero, os criadores têm de já ter alguma base de seguidores vindos de outra plataforma, como o Youtube, Facebook ou Twitter e que o queiram apoiar também no Patreon. Os pagamentos são processados mesmo sem que sejam colocados novos conteúdos o que para os patronos pode ser injusto se o criador parar subitamente de produzir sem aviso prévio, apesar de os utilizadores poderem cancelar a subscrição a qualquer momento.

498 Visualizações 1 Total
498 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.