Nickname significa, genericamente, apelido ou alcunha.
Trata-se de um nome curto e fácil de recordar, pelo qual uma pessoa se identifica e/ou possa ser identificada quando está a usar aplicações na Web.
Assim, um nickname é usado para identificar, com outro nome, utilizadores da Internet, nomeadamente em jogos online e chats de mensagens instantâneas.
Os motivos que levam um utilizador a escolher determinado nickname são diversos: pode ser apenas um jogo de letras (Lois em vez de Luís); um sobrenome (Silva), um apelido de infância (Lucas), diminutivo do nome (Lu), homenagem a uma pessoa (Joaquim, o nome do avô), uma personagem preferida (Yoda), etc.
Exemplos da aplicação da palavra:
“A Marta usa o nickname «fofinha33»”.
“Não sei que nickname escolher para este site de encontros”.
“Os nicknames de que o meu amigo gostava para jogar online, estão todos ocupados!”
Origem do termo
O termo nickname surgiu do inglês arcaico “na eke name” que significa “extensão do nome” ou “outro nome”, sendo que “eke” vem do inglês antigo “eaca” que é sinónimo de aumento e “name” vem do latim “nomen”, ou seja, nome.
Acredita-se, porém, que século XV um erro de divisão a nível de gramática transformou “an ekename” em “a nekename” que mais tarde veio a gerar o nome nickname que hoje em dia, na web, se usa de forma abreviada: nick.
Como escolher um (bom) nickname?
Escolher um bom nickname é realmente importante porque é através dessa alcunha que os utilizadores da Internet se vão conhecer ou reconhecer. Daí que um nick deva de alguma forma refletir a personalidade do utilizador que o usa e se possível relevar o que o mesmo pretende, de forma a não defraudar as expectativas das outras pessoas.
Eis algumas dicas para escolher um bom nickname:
Originalidade
Nomes comuns como João, Pedro, Maria, Catarina… são muito vagos e não dizem muito sobre o utilizador. Convém usar algo mais arrojado, que se destaque. Afinal não é assim tão difícil fugir de nicknames banais, basta ao utilizador encontrar uma palavra, um nome de um filme, personagem que o defina ou que lhe agrade muito, por exemplo, e fazer uns ajustes: uma inversão de nomes, troca de letras, etc.
No entanto, um nick que não faça sentido e nem esteja relacionado com o utilizador até pode funcionar, desde que a palavra soe bem, seja fácil de memorizar e de prenunciar.
Letras
Um nickname não é uma password, por isso só deve conter letras: “Sócio” é capaz de funcionar bem melhor do que “5ócio”, por exemplo, e “Baril” do que “B#r1l”.
Devem-se evitar ainda datas de aniversário, hashtags e outros sinais, números e símbolos porque tornam a leitura do nick confusa.
Palavra
Deve-se optar apenas por uma palavra no nickname, de preferência uma palavra de impacto. Duas palavras juntas sem espaço também não funcionam muito bem porque tornam a leitura do nick complicada. Mas não se devem usar palavas difíceis de escrever e até de pronunciar.
Tamanho
Preferencialmente um nick deve ser pequeno de forma a ser fácil de lembrar. Não é preciso usar uma palavra de quatro letras como Atir (Rita ao contrário, por exemplo), mas também seria exagerado ir além dos 10 caracteres ou letras.
Variações
Se o nickname pretendido já estiver a ser utilizado, o utilizador pode aproveitar para fazer variações. As mais comuns são colocar a primeira letra maiúscula, um traço entre palavras, acrescentar uma letra, e por aí fora.
Conformidade
Um utilizador inscrito em mais de um site e/ou chat que solicite nickname, deve evitar usar muitos nomes diferentes. Ao escolher um, deve optar por mantê-lo para todas as plataformas, de forma a ser mais facilmente reconhecido. E, após escolher um nickname e realizar alguns contatos, o utilizador não o deve mudar porque as pessoas poderão não conseguir encontrá-lo de novo se o fizer. Esta é a sua identidade online, e o utilizador deve ser-lhe fiel.