Internauta é o termo usado para designar a pessoa que utiliza bastante a Internet.
A expressão Internauta ou utilizador da Internet é um neologismo resultante da combinação do termo Internet e navegador e é normalmente usada para descrever os utilizadores habituais da Internet, aqueles que navegam na rede com frequência, visitando páginas da web. Por outras palavras, Internauta é qualquer pessoa que usa um aplicativo num computador para obter informações da Internet e/ou interagir com outras pessoas por meio de emails, partilha de arquivos, participação em fóruns, redes socais, etc.
O que se entende por Internet?
Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o objetivo de servir utilizadores de todo o mundo.
Trata-se de uma rede com várias outras redes que surgiu, na sua forma mais moderna, em meados da década de 1980.
A Internet inclui milhões de empresas e instituições privadas, públicas e governamentais, com alcance local e global, que estão ligadas por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrónica sem fios.
Desta feita, a Internet oferece inúmeros recursos, informações e serviços aos seus utilizadores, os internautas.
Principais serviços que a Internet oferece aos internautas
Email ou correio eletrónico
Sistema de transmissão de mensagens escritas de um computador para outro, via Internet ou através de outras redes de computadores.
WWW, World Wide Web
Sistema de documentos em hipermédia que são interligados e executados na Internet. Estes documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos, etc.
Acesso remoto
Sistema que permite, através da Internet, que utilizadores de computadores se liguem facilmente a outros utilizadores e computadores, mesmo que se encontrem em zonas fisicamente distantes. Esse acesso remoto pode ser feito de forma segura, com autenticação e criptografia de dados, se necessário.
Partilha de arquivos
Sistema que permite que um arquivo de computador possa ser partilhado por diversas pessoas através da Internet. Pode ser carregado num servidor web ou disponibilizado num servidor FTP, caracterizando um único local de fonte para o conteúdo.
Transmissão de media
Sistema que permite aos mass media (difusoras de rádio e televisão, por exemplo) utilizarem a Internet para as suas transmissões de áudio e de vídeo ao vivo.
VoIP
Sistema de “Voice-over-Internet Protocol” ou voz sobre protocolo da Internet que se refere a um protocolo que acompanha toda comunicação na rede. Os sistemas VoIP são fáceis de usar e tão cómodos como o telefone normal. O benefício é que, já que a Internet permite o tráfego de voz, o VoIP pode ser gratuito ou custar muito menos do que as chamadas normais, especialmente quando se trata de chamadas de longa distância.
Grupos de discussão
Os grupos ou fóruns de discussão são grupos de mensagens públicas organizadas por temas. São locais de discussão onde todos os internautas podem ler e escrever pequenos textos.
Chat
Os chats são aplicações de conversação em tempo real.
Diferença entre Internauta e Cibernauta
Os termos Internauta e Cibernauta parecem sinónimos, mas têm ligeiras diferenças.
Internauta é uma pessoa que navega na Internet, encontra-se dentro do ciberespaço, claro, mas o termo só é usado para definir o utilizador que acede a dados através de uma ligação à Internet, enquanto que o Cibernauta pode aceder à informação sem estar a usar a Internet, pode faze-lo através de uma rede de computadores local, por exemplo.
Cibernauta é, assim, uma pessoa que navega no ciberespaço, sendo que ciberespaço é um espaço constituído por dados, informações, interações e atividades que as pessoas podem realizar usando como meio redes de computadores para, por exemplo, escrever, falar, comprar produtos, trocar informações, etc.
Em suma, o Cibernauta navega em vários tipos de redes e pode entrar em vários ciberespaços enquanto o Internauta (termo mais limitado) é a pessoa que se restringe à navegação na Internet, sendo que Internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum, capaz de unir vários utilizadores particulares, empresas de todos os tipos, entre outras entidades e organismos.