O Hall é um chat, ou seja, um serviço de comunicação online feito a pensar nas empresas.
O local para se conversar oferecido pelo Hall, é privado, ou seja, apenas as pessoas convidadas que tenham acesso ao link do chat podem participar. Além de escrever mensagens, o programa permite criar videoconferências até 4 participantes com câmaras e até 100 observadores. O aplicativo da CompanyLine possibilita ainda a partilha de endereços de páginas e arquivos nas conversas, permitindo que todos os participantes tenham acesso ao item anexado. É possível dizer algo diretamente para um participante da rede por meio de menções, basta digitar a arroba – @ – e o nome da pessoa para que apenas ela receba o texto em causa.
Como funciona o Hall?
Basta fazer o download do programa e inserir um email válido para criar uma conta e ver como funciona o chat. Atenção que terá de ser um email profissional. O Hall não reconhecer emails pessoais, ou seja, o email manuelsilva@gmail.com não serve, terá de se usar o email manuelsilva@empresa.pt, por exemplo.
Para que serve o Hall?
O Hall é um programa que disponibiliza diversas ferramentas para reunir no mesmo espaço uma equipa de trabalho com a finalidade de conversar e trocar informações e opiniões entre si, sobre os projetos da empresa na qual trabalham.
Vantagens do Hall
- Preço
As funcionalidades de chat, individual e em grupo, assim como a partilha de arquivos (com uma limitação de tamanho) são gratuitas neste aplicativo. No entanto, existe uma versão paga do Hall que fornece algumas mais-valias como espaço ilimitado para arquivos, painel administrativo e customizações. Nos planos pagos pode-se pesquisar através de registos de chat por palavras-chave específicas. Nesses planos, os cinco primeiros utilizadores obtêm a conta gratuitamente: 1GB de armazenamento sem custos e vídeo.
- Privacidade
Para garantir a privacidade da informação, os grupos de trabalho no Hall são privados, ou seja, apenas pessoas convidadas que tenham acesso ao link do chat podem participar.
- Grupos de conversação
Uma empresa pode criar as salas de conversação que quiser e adicionar-lhes os colaboradores para poder ter os chats em grupo. Por exemplo, o grupo “todos”, “marketing”, “comercial”, “recursos humanos”, etc. Deste modo os assuntos ficam separados e cada membro da equipa pertence a um grupo específico (ou a vários) que o administrador da rede escolheu.
- Videoconferência
Além de escrever mensagens, o Hall permite que se criem videoconferências até 4 participantes com câmaras e até 100 observadores.
- Partilha de arquivos
O Hall possibilita a partilha de links, endereços de páginas e outros documentos nas conversas, permitindo assim que todos os participantes tenham acesso à informação anexada. A partilha de arquivos é feita de forma imediata e a gravação das conversas é automatizada pelo aplicativo, evitando que se perca o conteúdo trocado entre os participantes se se estiver ausente nesse momento. Além de editar documentos em tempo real, no Hall pode-se ter até 100 pessoas a fazer alterações ao mesmo tempo. Contudo, é preciso ter atenção para que a atividade coletiva não crie demasiada confusão.
- Histórico
O Hall permite que se façam pesquisas nos chats dos grupos privados e individuais em que se participa. Esta faculdade é particularmente importante para quem não quer perder informações discutidas sobre projetos empresariais e não conseguiu estar online no momento da partilha do conteúdo. O Hall grava todas as mensagens trocadas e envia-as por email para o destinatário, como um resumo diário.
- Gestão de projetos
Além de sistemas de chat, o Hall faz gestão de projetos e aqui o aplicativo é livre para se usar através de uma conta pessoal (mas apenas no início). Nesse sentido, quem não conhece a ferramenta, pode inscrever-se e familiarizar-se com a interface.
- Integrações
No Hall cada grupo pode ser integrado com alguns serviços externos como Github, Bitbucket, Heroku, New Relic, UserVoice, etc.
Desvantagens do Hall
Uma das desvantagens do Hall é não permitir a inserção de um email de um utilizador comum, só de um email empresarial ou corporativo. Além disso, apesar de funcional a sua aparência tem sido considerada estranha e a interface mal-organizado: funções mal posicionadas e sem aparente lógica que dificultam um entendimento imediato do funcionamento do programa.