Favicon

Noção, utilização e criação de um Favicon

Favicon é um termo que provém da junção das palavras inglesas favorite e icon e que se refere a pequenas imagens (normalmente de 16 por 16 pixels) que um utilizador da Internet pode visualizar num site.

 

Favicons são assim pequenos logotipos ou ícones associados a um site, que aparecem junto dos marcadores na barra de endereços ou na aba ao lado do título na maioria dos motores de pesquisa ou ainda quando adicionamos um endereço aos favoritos ou à barra de links.

Desde a sua introdução em 1999, que os favicons deixaram a Internet mais colorida e fizeram com que os locais favoritos da web ficassem mais fáceis de serem reconhecidos.

 

Para que serve um Favicon?

Um Favicon serve para reforçar a presença de uma entidade na web e dar credibilidade ao site. As favicons podem ser guardadas com o marcador de modo a que os utilizadores possam identificar facilmente as páginas do site em causa. Apesar de ser uma imagem minúscula, a Favicon ajuda de facto os utilizadores a identificar um site (pois os elementos visuais são sempre mais fáceis de serem lembrados) e permite que percebam onde estão, economizando-lhes tempo.

Esta imagem ou desenho representa ou simplifica o logotipo de um negócio e por isso também serve para reforçar a identidade de uma marca. Tem o poder de diferenciar um site da concorrência e torná-lo ainda mais atraente para os seus visitantes: um utilizador que procura informações na Internet provavelmente visitará o site que tenha um Favicon atraente na barra de endereço URL em vez do site que tem uma imagem padrão, ou seja, um Favicon inteligente impulsiona o tráfego do site.

Hoje em dia, os favicons são cada vez mais utilizados como parte da marca corporativa. Se usados com sabedoria, deixam um site mais profissional e confiável e isso é uma mais valia para qualquer empresa que compete com tantas outras no mercado online, lutando pela atenção dos consumidores.

 

O que mostrar no Favicon?

Como um Favicon é, em suma, uma imagem pequena, pode-se tornar difícil definir o que deve representar, mas há três possibilidades que se têm revelado certeiras:

 

  • Usar o logotipo ou parte do logotipo.
  • Se o logotipo não ficar bem num tamanho tão pequeno, deve-se usar uma versão estilizada da primeira letra ou das primeiras letras do site ou do nome comercial.
  • Utilizar um ícone que comunique o que o site faz ou representa. Por exemplo, usar o ícone de um automóvel num stand de vendas ou o ícone de uns óculos na página de uma ótica.

 

Como criar um Favicon?

Quem não tem tempo ou conhecimentos a nível de web design, pode recorrer a sites gratuitos capazes de ajudar na criação de um Favicon, como o Favicon.cc, bem como a páginas que oferecem coleções de favicons para download. No entanto, há que ter alguns pressupostos em mente…

 

  • Usar o mesmo esquema de cores e as mesmas formas exibidas no site ou logotipo da empresa.
  • Verificar a legibilidade e facilidade de identificação do Favicon: não se deve encher a imagem de pormenores, um ou dois elementos reconhecíveis são mais do que suficientes. A ideai é mante-lo simples, com poucas cores e poucos detalhes.
  • Considerar o uso de um pictograma relacionado com o site como Favicon. Por exemplo, utilizar o ícone de um smartphone para uma loja online que vende ou repara esse tipo de equipamentos.

 

Como adicionar um Favicon a um site?

Depois de elaborado ou escolhido o Favicon, é hora de o inserir no site. Basta enviá-lo via FTP (File Transfer Protocol) para o diretório raiz do site que os motores de pesquisa que oferecem suporte ao Favicon, irão encontrá-lo. Contudo, os favicons devem ser adicionados no código HTML da página do site por meio de uma tag. Pode-se guardar o Favicon como imagem PNG ou GIF, mas o melhor é converter essa imagem num ícone, ou seja, num arquivo com a extensão .ico e com até 16×16 pixels de modo a manter a transparência da imagem original e a ficar compatível com qualquer browser. Se o ícone for gerado a partir de um gif animado, também é possível conservar essa animação ao converter a imagem num arquivo .ico.

426 Visualizações 1 Total
426 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.