Era da informação

A Era da Informação é a ideia de que o acesso e o controlo da informação é a característica definidora desta época atual na civilização humana.

A Era da Informação é a ideia de que o acesso e o controlo da informação é a característica definidora desta época atual na civilização humana.

A Era da Informação é também chamada de era do computador, Era Digital e de New Media Age, e é acoplada firmemente com a chegada dos computadores pessoais, mas muitos historiadores de computador traçam as suas origens no trabalho do matemático americano Claude E. Shannon. Aos 32 anos e como pesquisador nos Laboratórios Bell (Bell Labs), Shannon publicou um documento histórico propondo que a informação pudesse ser quantitativamente codificada como uma série de uns e zeros. Conhecido como o pai da Teoria da Informação, Shannon mostrou como todos os meios de informação, desde sinais de telefone a ondas de rádio e à televisão, podem ser transmitidos sem erros, utilizando este quadro único.

Na década de 1970, com o desenvolvimento da Internet pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e da posterior adoção de computadores pessoais uma década mais tarde, a informação ou a Revolução Digital estava em andamento. Outras mudanças tecnológicas, tais como o desenvolvimento de cabos de fibra óptica e micro-processadores mais rápidos, aceleraram a transmissão e o processamento de informação. A World Wide Web, usada inicialmente por empresas como um painel eletrónico para os seus produtos e serviços, transformou-se numa troca interativa para produtos e informações. O correio eletrónico (e-mail), permitiu que a troca quase instantânea da informação, fosse amplamente adotada como a plataforma principal para comunicações pessoais num local de trabalho. A digitalização da informação teve um impacto profundo nas empresas tradicionais de multimédia, tais como a publicação de livros, a indústria da música e, mais recentemente, as grandes redes de televisão e de cabo. Como a informação é cada vez mais descrita em formato digital, as empresas entre muitas indústrias mantém o seu foco de como conseguirem capitalizar sobre a Era da Informação.

As empresas cujos negócios são construídos sobre informação digitalizada tornaram-se valiosas e poderosas num período relativamente curto de tempo. A era industrial, a atual Era da Informação gerou os seus influentes ricos, de Bill Gates da Microsoft a Steve Jobs da Apple e ao Facebook de Mark Zuckerberg.

432 Visualizações 1 Total
432 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.