Dispositivos móveis

Noção, características e experiência de utilização de dispositivos móveis

equipamentos móveis

Dispositivos móveis são pequenos equipamentos eletrónicos portáteis equipados com ecrãs e teclados (ou ecrãs tácteis) e sistemas operacionais capazes de ler aplicativos móveis e comunicar sem fios com outros dispositivos, através da Internet.

 

Os dispositivos móveis são aparelhos eletrónicos portáteis, também conhecidos por equipamentos móveis, pois podem ser levados para qualquer sítio, sem as limitações que existem nos equipamentos maiores que dependem do uso de fios para o seu funcionamento, nomeadamente para o acesso à Internet.

 

Da lista de equipamentos móveis mais comuns, destacam-se os smartphones, tablets, consolas portáteis, notebooks, laptops e smartwatchs.

 

Características dos dispositivos móveis

  • Uma das grandes características e ao mesmo tempo vantagem dos dispositivos móveis, é permitirem o acesso à Internet, seja em casa ou no escritório, através da rede fixa ou wi-fi, seja na rua ou noutro local em que não há rede wi-fi disponível, através dos chamados dados móveis ou banda larga móvel.
  • A nível de características físicas, os dispositivos móveis apresentam elementos semelhantes, tais como um tamanho de ecrã pequeno, uma espessura fina e a possibilidade de se manusearem recursos através do toque no ecrã (touchscreen).
  • Mas os dispositivos móveis também têm outras características em comum, como a mobilidade e flexibilidade nos processos de comunicação graças, precisamente, à possibilidade de se ligarem à Internet e de comunicarem entre si. Efetivamente, hoje em dia a maioria dos acessos à Internet é feita através de equipamentos móveis, nomeadamente smartphones. E a tendência, ao que parece, mantêm-se: em 2012, 40% dos acessos à Internet eram feitos através de dispositivos móveis e em 2018 espera-se que o número suba para cerca de 79%. Só com este dado se percebe que os dispositivos móveis vieram para ficar, sendo já responsáveis por uma grande fatia da navegação online e das receitas de publicidade.

 

Melhor experiência de utilização em dispositivos móveis

Com a adesão, cada vez maior, a dispositivos móveis é também importante garantir que os utilizadores possam usufruir da melhor experiência de utilização possível. Os três grandes sistemas operativos, têm tido isso em conta: o iOS (desenvolvido pela Apple), Android (da Google) e Windows Phone (da Microsoft) possuem um conjunto de particularidades próprias a par de conceitos e diretrizes gerais que podem ser aplicadas nos vários sistemas com resultados positivos. Mas os fabricantes dos sistemas operativos não são os únicos que devem zelar por uma boa experiência de navegação. Particulares e empresas responsáveis pela partilha de conteúdo, devem assimilar algumas “regras” na otimização da navegação em equipamentos móveis, nomeadamente:

 

– Mobile

O design de interface dos dispositivos móveis tem como principal objetivo, otimizar a experiência de navegação para o tamanho do ecrã e para o contexto da utilização. Assim, o layout deve ser consistente e previsível. O ideal ao criar um layout é tomar nota de que à partida a página da Internet vai ser vista em vários dispositivos diferentes e planear-se cuidadosamente como a mesma vai ser apresentada ao utilizador. Mas, no que toca ao design a questão não é “encolher”, mas escolher entre um design responsivo ou um design adaptado. O primeiro é flexível e encaixa de uma forma fluida em qualquer ecrã, enquanto que o segundo se reajusta consoante as dimensões do ecrã, de uma forma mais rígida.  Num site responsivo as páginas são construídas numa grelha variável que muda consoante o equipamento, independentemente da resolução do ecrã. Num site adaptativo a página assenta apenas numa série de resoluções de ecrã, podendo ter larguras fixas ou relativas (controladas por media queries). Seja como for, qualquer uma das soluções, quando bem implementada, proporciona uma experiência de navegação otimizada.

 

– Navegação

Uma página da Internet visualizada nos dispositivos móveis deve garantir aos utilizadores o acesso às diferentes funcionalidades de uma forma simples, intuitiva, eficaz e eficiente. O acesso à navegação deve ser o mais desimpedido possível porque nos equipamentos com um ecrã menor, os espaços são muito reduzidos, quando comparados com uma página da Internet acedida através de um desktop, por exemplo.

 

– Conteúdo

Em dispositivos mais pequenos, os conteúdos (textos, imagens, áudio, vídeo…) são os mesmos, mas devem ser apresentados e visualizados de uma forma simples e o mais direta possível.

 

– Otimização

É importante assegurar que as estratégias SEO (Search Engine Optimization) estão otimizadas para dispositivos móveis. Se os conteúdos estiverem otimizados é possível saber com base na localização do aparelho, por exemplo, qual o local físico (como um restaurante ou estação de correios) onde o utilizador se pode dirigir.

472 Visualizações 1 Total
472 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.