Consola

Uma consola de videojogos, ou sistema de videojogos, é um computador especialmente desenhado para reproduzir conteúdo digital interativo.

Uma consola de videojogos, ou sistema de videojogos, é um computador especialmente desenhado para reproduzir conteúdo digital interativo. Uma consola é construída com os componentes essenciais comuns a um computador, incluindo processador central (CPU), unidade de processamento gráfico (GPU) e memória RAM.

Os computadores modernos são construídos a pensar nos requisitos necessários para correr videojogos de alta performance sem perturbar a experiência de jogo. No entanto as consolas continuam a ter adesão por diversas razões, tais como:

  • Os jogos compatíveis são feitos a pensar no hardware da consola.
  • O tempo que a informação em disco demora a carregar é menor que nos PC.
  • As consolas são mais fáceis de colocar em estado operacional e jogar.
  • Raramente existem problemas de compatibilidade.
  • Os periféricos são desenhados em função do sistema.

A maioria das consolas permite mais que um jogador em simultâneo no mesmo local, sendo um processo mais simples que no PC.

Uma consola de videojogos é como uma ponte entre as máquinas arcade e os computadores dedicados a jogos. Um computador é para um uso mais geral e pode correr videojogos. Uma arcade é semelhante a uma consola, mas limitada ao software incorporado. A consola tem um catálogo de videojogos compatíveis maior e tem como principal função recriar uma experiência virtual e interativa.

As mais populares empresas dedicadas ao mercado de videojogos em consolas são a Sony, Nintendo e Microsoft. O software é distribuído em formato digital, disco ou cartucho dependendo do sistema em questão. Com a exceção das consolas portáteis, que incluem um ecrã embutido, as restantes consolas necessitam de ligação a uma TV ou monitor para reproduzir imagem e som.

Estes sistemas de videojogos são suportados por componentes que diferem dos computadores pessoais, são geralmente acordados com diversos fabricantes os componentes que vão integrar o hardware da consola e a produção inicial, podendo sofrer pequenas alterações com a revisão dos componentes e lançamentos de versões melhoradas desses mesmos sistemas. Os jogos são exclusivamente compatíveis com o sistema alvo, embora as produtoras possam desenvolver o mesmo jogo para várias plataformas.

Consolas portáteis

São consolas com dimensões reduzidas, com um catálogo de jogos mais especifico e funções associadas a esse fator de mobilidade. Podem ser transportadas facilmente, incluem ecrã e colunas de som incorporadas. Ergonomicamente são mais elaboradas para criar uma experiência de jogo mais confortável. Antigamente utilizavam pilhas alcalinas como fonte de energia, mas atualmente incluem bateria interna que pode ser carregada diretamente na corrente elétrica através de um cabo ou transformador. Exemplos mais recentes de consolas portáteis são a Nintendo 3DS e a Sony PSVita.

677 Visualizações 1 Total
677 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.