Cloud ou cloud computing

Cloud computing: noção, características, tipos, vantagens e desvantagens para uma empresa

O conceito de cloud computing (computação na nuvem ou rede global de servidores) refere-se à utilização da memória e capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores partilhados e interligados por meio da Internet.

 

O conceito de cloud é filho da necessidade das pessoas passarem a ter acesso às suas informações onde quer que estejam, sendo que a “nuvem” surgiu como uma espécie de dispositivo de armazenamento de dados colocado na Internet, de forma gratuita ou paga, mas acessível a partir de qualquer plataforma, móvel ou não. A par, a expressão cloud computing também se pode referir a um conjunto de serviços oferecidos para se trabalhar em softwares sem ter a necessidade de os instalar. Mais uma vez, os dados são armazenados em serviços a que os utilizadores podem aceder a qualquer hora, de qualquer lugar, não havendo necessidade de instalar programas ou armazenar dados. O acesso aos dados e sistemas de informação da empresa é remoto, através da Internet, motivo pelo qual se faz alusão à nuvem (cloud).

 

Principais características da cloud

 

  • On-demand self-service: é o utilizador que decide quando necessita do serviço e quando o mesmo deve ser disponibilizado, sem intervenção humana de um fornecedor, bastando para tal um vulgar browser.
  • Broad network access: acesso ao serviço a partir de um equipamento, desde que esteja ligado à Internet.
  • Resource pooling: otimização dos recursos, graças à sua partilha.
  • Rapid elasticity: possibilidade de se fazer upgrade ou downgrade instantaneamente.
  • Measured service:  serviço que se paga à medida que se utiliza.

 

Tipos de serviço de cloud computing

 

  • IaaS, Infraestructure As A Service (Infraestrutura Como Um Serviço). Modelo em que as máquinas virtuais, redes, armazenamento e demais aparato necessário para criação de servidores é fornecido.
  • PaaS, Platform As A Service (Plataforma com Serviço). Plataforma para desenvolvimento de aplicativos que seguem algum padrão e linguagem. O fornecedor encarrega-se de implementar e melhorar/ampliar a aplicação.
  • SaaS, Software as A Service (Software como Serviço). Modalidade em que o fornecedor oferece um software e o cliente apenas o utiliza. Geralmente oferece também planos flexíveis de utilização e não cobra fidelidade.
  • DaaS, Development as a Service (Desenvolvimento como Serviço). Aqui partilham-se ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup (site personalizado ou aplicação que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um serviço completo).
  • CaaS, Communication as a Service (Comunicação como Serviço). Solução de comunicação unificada hospedada em data center do provedor ou fabricante.
  • EaaS, Everything as a Service (Tudo como Serviço). Modalidade em que se utiliza tudo: infraestrutura, plataformas, software, suporte, etc.
  • DBaas, Data Base as a Service (Banco de dados como Serviço). Solução que utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.
  • SECaaS, Security as a Service (Segurança como Serviço). Utiliza ferramentas de segurança como serviço.

 

Principais vantagens de cloud computing para uma empresa

 

Disponibilidade

Quando uma empresa está na cloud, os seus sistemas estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. É o fornecedor do serviço quem fica encarregue de providenciar o funcionamento correto dos sistemas.

 

Mobilidade

A cloud confere mobilidade a um escritório, com a possibilidade de aceder aos sistemas de informação da empresa a qualquer hora em qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet. Porque é flexível, a cloud permite trabalhar a partir de casa ou de qualquer outro lugar.

 

Partilha

Como a informação de uma empresa está sempre atualizada e acessível, a sua partilha entre os colaboradores pode ser feita de forma rápida e eficaz, sem necessidade de gravação de cópias de documentos ou envio de emails.

 

Estratégia

Uma empresa que adote a cloud pode concentrar-se nas áreas mais estratégicas para a atividade, uma vez que já não precisa de gastar tempo e recursos com a componente mais tecnológica de gestão e atualização dos sistemas que suportam o negócio.

 

Segurança

A segurança continua a ser o principal motivo de resistência à cloud, no entanto todos os fornecedores destes serviços têm equipas altamente especializadas, capazes de acompanhar qualquer situação técnica e garantir que todos os backups e upgrades são realizados.

 

Verba para outros investimentos

Como consegue realizar algumas tarefas com maior rapidez e eficiência, a empresa ganha margem financeira para investir em áreas mais estratégicas.

 

Redução de custos

O modelo de infraestrutura em cloud implica que a empresa faça a contratação de servidores virtuais (e outros dispositivos de infraestrutura) em vez de comprar servidores e outro tipo de hardware. Logo, ao pagar somente pelas funcionalidades e pelas horas em que utiliza a cloud, consegue prever e controlar com facilidade a infraestrutura que será utilizada de acordo com a real necessidade do seu negócio. Além disso, a cloud consome menos energia, refrigeração e espaço físico e consequentemente contribui para a preservação e o uso racional dos recursos naturais.

 

Facilidade na hora de acompanhar o crescimento da empresa

Tendo em conta que uma empresa pode e deve crescer com o tempo, a cloud permite que a evolução do negócio não traga constrangimentos a nível da tecnologia que a tem de acompanhar. Ou seja, hoje o negócio é pequeno, mas quando crescer já tem a infraestrutura tecnológica necessária.

 

Manutenção

Com a cloud deixa de se perder tempo e dinheiro com a manutenção dos servidores e escusa-se de parar a operação para fazer atualizações. Toda a manutenção de infraestrutura fica a cargo do fornecedor.

 

Atualização

As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do utilizador.

 

Replicação

Com a infraestrutura de hardware de uma empresa na cloud, torna-se fácil replicar os serviços.

 

Principais desvantagens da cloud computing para uma empresa

 

  • Caso a empresa perca ou fique sem acesso à Internet, compromete todos os sistemas envolvidos.
  • Caso seja necessária uma grande taxa de transferência, se a Internet não tiver uma boa banda, ou seja, se não for suficientemente veloz, o sistema também pode ficar comprometido.
411 Visualizações 1 Total
411 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.