Coordenadas Cartesianas

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que são as Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas é um sistema de coordenadas, utilizado em geometria, que identificam e localizam um ponto num plano ou espaço bidimensional (também designado Espaço Cartesiano). Este sistema de coordenadas deve o seu nome a René Descartes que o criou no século XVII e o apresenta nas suas obras «Discurso sobre o método» e «A Geometria». Neste sistema o espaço plano é representado por dois eixos perpendiculares (um horizontal e um outro vertical) que se cruzam na origem das coordenadas. Ao eixo horizontal é dada a designação de eixo das abcissas e à distância horizontal entre determinado ponto e o eixo vertical é dada a designação de abcissa (representada pela letra x). Ao eixo vertical é dada a designação de eixo das ordenadas e à distância vertical entre determinado ponto e o eixo horizontal é dada a designação de ordenada (representada pela letra y). Assim, cada ponto num plano pode ser representar por um par ordenado do tipo ( x , y ) em que x é a abcissa e y é a ordenada. Da mesma forma, num espaço tridimensional, qualquer ponto pode ser representado por uma tripla ordenada do tipo (x,y,z), em que cada coordenada representa a distância mínima entre o ponto e o plano formado pelas eixos que representam as outras duas coordenadas.

No exemplo abaixo, o ponto A é dado pelas coordenadas (4,2), o ponto B é dado pelas coordenadas (2,-1), o ponto C é dado pelas coordenadas (-2,1) e o ponto D é dado pelas coordenadas (-1,-2).

Coordenadas Cartesianas

763 Visualizações 4 Total
763 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.