Neil deGrasse Tyson

Neil deGrasse Tyson é um astrofísico e divulgador científico norte-americano, famoso por suas aparições públicas e contribuições à física e à astronomia.

Neil deGrasse Tyson é um astrofísico e divulgador científico norte-americano, famoso por suas aparições públicas na mídia e contribuições a campos como física e astronomia. Ele é o primeiro e atual diretor do Planetário Hayden, no Centro de Frederick Phineas e Sandra Priest Rose para a Terra e o Espaço, e investigador do departamento de astrofísica no Museu Americano de História Natural.

Neil é segundo filho de três irmãos. Ele nasceu em 5 de outubro de 1958, em um bairro de Manhattan, na cidade norte-americana de Nova York, embora tenha crescido no Bronx. É filho de Sunchita Tyson, gerontologista, e de Cyril deGrasse Tyson, que foi sociólogo e trabalhou nos recursos humanos para o prefeito de Nova York John Lindsay.

A descoberta de que seu futuro profissional estaria relacionado à astronomia ocorreu muito cedo. Neil deGrasse Tyson frequentou a Bronx High School of Science de 1972 a 1976, e focou seus estudos na área de astrofísica. Lá foi capitão da equipe de wrestling da escola, assim como redator-chefe de um dos jornais da instituição, o Physical Science Journal. Após uma visita ao Planetário Hayden, descobriu um interesse profundo por astronomia que se iniciou aos nove anos de idade.

Neil deGrasse Tyson estudou astronomia na adolescência com afinco e obteve, inclusive, fama na comunidade astronômica da época. Já aos quinze anos realizou diversas palestras sobre o tema.

Carreira

A carreira de Neil deGrasse Tyson foca-se na investigação da formação e da evolução de estrelas, mas também passa pela cosmologia e pela astronomia galáctica. Atuou em diversos cargos em instituições de ensino e investigação nos Estados Unidos, como a Universidade de Princeton, a Universidade de Maryland, o Planetário Hayden e o Museu Americano de História Natural. Em 1995, iniciou a escrita da coluna “Universe” na revista Natural History, além de ser autor de diversos livros sobre astronomia.

Em 2004, Neil foi apresentador de um programa de televisão chamado “Origins”, uma minissérie de quatro episódios, transmitida pela PBS. Mais tarde, publicou como co-autor o volume que acompanhava a série. Ainda em parceria com a PBS, narrou o documentário “400 anos do telescópio”. Até 2011 foi apresentador do programa Nova ScienceNow, também da PBS. Ele participa ainda regularmente do programa “The universe”, do The History Channel.

A importância de Neil deGrasse Tyson na comunidade astronômica levou-o a participar de inúmeros simpósios, congressos e eventos nos quais foi palestrante. Como diretor do Planetário Hayden, opôs-se à tradicional concepção de que Plutão é um planeta, o que gerou uma porção de críticas.

Em 2001, o presidente dos Estados Unidos na época, George W. Bush, nomeou-o como membro da “Comissão para o futuro da indústria aeroespacial dos Estados Unidos”. Em 2004, integrou também a “Comissão do presidente para a implementação da política de exploração espacial dos Estados Unidos”. Ele foi condecorado pouco depois com a mais alta distinção civil conferida pela NASA, a Medalha NASA por serviço público de destaque.

neil degrasse tyson

Neil deGrasse Tyson: um homem da mídia

Neil deGrasse Tyson ainda viria a participar de diversos talk shows e programas de rádio nos Estados Unidos para falar sobre astronomia, cosmologia e astrofísica. Participou como ele mesmo em episódios de produtos culturais como as séries de TV “The Big Bang Theory” e “Stargate Atlantis”. Ainda auxiliou a DC Comics em uma consultoria em uma das revistas do Super-homem, o que o levou a se tornar personagem de uma das narrativas do Homem de Aço.

Em 2014, estreou nos canais National Geographic e Fox a série “Cosmos: a spacetime odissey”, apresentada por deGrasse, que foi uma sequela à série “Cosmos”, apresentada por Carl Sagan. Essa série levou o astrofísico a ser ainda mais conhecido e popular dentro e fora da comunidade científica. É detentor de diversos prêmios por sua atuação científica além de diversas homenagens e Doutoramentos Honoris Causa.

Mais recentemente, Neil deGrasse Tyson foi alvo de acusações de estupro por parte de uma antiga colega de faculdade, Tchiya Amet. De acordo com Amet, que já havia acusado Neil em seu blog pessoal e nas redes sociais outras vezes, o estupro ocorreu na década de 1980. Trinta anos depois e após diversas acusações por parte de Tchiya Amet, Neil deGrasse se mantém em silêncio sobre o assunto.

neil degrasse tyson

1157 Visualizações 1 Total

References:

http://www.haydenplanetarium.org

1157 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.