Mobile Marketing

Mobile Marketing: conceito, potencial dos dispositivos móveis para o marketing e formas de aplicação.

Conceito

O termo mobile marketing diz respeito a um conjunto de práticas que permitem às organizações comunicarem e interagirem com o público, através de qualquer dispositivo móvel ou de rede. A sua aplicação tem como objectivo a obtenção de informações relevantes sobre as necessidades e preferências dos consumidores, desempenhando ainda um papel significativo no aumento da interação entre clientes e potenciais clientes com a marca.

O mobile marketing terá surgido no final da década de 90, com a introdução do serviço de mensagens curtas (SMS). No entanto, o rápido desenvolvimento tecnológico das últimas décadas levou à aplicação de diferentes estratégias para diferentes dispositivos existentes no mercado, dado que o comportamento dos consumidores difere de dispositivo para dispositivo. Os smartphones, por exemplo, dão resposta a necessidades imediatas enquanto os tablets são maioritariamente utilizados para navegar na internet e gerar conversões. Os websites, que anteriormente eram somente desenvolvidos para serem acedidos através de desktop, possuem hoje, de modo geral, um design web responsivo, ou seja, adaptado às resoluções de ecrã de cada dispositivo.

Potencial dos dispositivos móveis para o marketing

Os consumidores encontram-se cada vez mais dependentes dos dispositivos móveis, o que representa uma grande oportunidade para o marketing em termos de ubiquidade, personalização, comunicação e localização.

A ubiquidade diz respeito à capacidade dos consumidores receberem informações e realizarem transações quando e onde se encontram, dada a portabilidade dos dispositivos. Depois, estes dispositivos reflectem a personalidade do seu utilizador porque  armazenam informações pessoais ao mesmo tempo que são um meio de auto-expressão, através, por exemplo da escolha do ringtone ou do fundo de ecrã.

Os dispositivos portáteis permitem aos consumidores estarem sempre conectados, o que potencia a construção de canais de comunicação bidirecional, colocando a marca em diálogo com o consumidor e vice-versa. Finalmente, os sinais de GPS tornaram possível localizar geograficamente qualquer dispositivo pelo que as marcas têm a possibilidade de conceber produtos ou serviços específicos para os consumidores de um determinado local geográfico.

Formas de Mobile Marketing

  • SMS (short message service): envio de mensagens através de texto com links, de forma a que os consumidores possam saber mais sobre notícias, novidades e promoções. É um meio eficaz para comunicar com um target numeroso, a um baixo custo de utilização.
  • MMS (multimedia messaging service): semelhante ao SMS, permite o envio de imagens, áudio e vídeo com a mesma facilidade do envio de mensagens de texto.
  • Aplicações mobile: pequenos programas desenvolvidos especificamente para os dispositivos móveis; oferecem possibilidades ilimitadas no que diz respeito a novas oportunidades de negócio para as organizações que querem marcar a diferença.
  • QR Code: tipo de código de barras de duas dimensões, que pode ser descodificado através de software instalado nos dispositivos móveis. Pode ser incluído nos suportes promocionais físicos, o que permite o envio de informação adicional, sem que as organizações se preocupem com o tamanho da informação que pretendem colocar à disposição  do consumidor.
  • Mobile e-mail marketing: compreende a integração do e-mail marketing (envio de mensagens, promoções alertas através de serviços de email) no canal mobile.
  • GPS (Global Positioning System): os serviços de posicionamento têm crescido substancialmente nos últimos anos, permitindo a localização dos consumidores, através de wi-fi e general packet radio services (GPRS). Deste modo, tornou-se mais simples estabelecer uma comunicação directa com estes.
327 Visualizações 1 Total

References:

dos Santos Diogo, T. (2016). Aplicação mobile com todos os eventos musicais na área da Lisboa. Dissertação de mestrado em marketing digital, Universidade Europeia.

327 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática