Infográfico

Conceito de Infográfico. Elaboração e benefícios para uma empresa

Infografia

Infográfico é um tipo de representação que serve para transmitir informações através de imagens, desenhos e demais elementos visuais gráficos que ajudem a apresentar dados e a explicar questões complexas.

 

A expressão Infográfico junta as palavras “info” (informação) e “gráfico” (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um Infográfico é uma ferramenta que usa um desenho ou uma imagem a acompanhar um pequeno texto para informar e/ou explicar um assunto de uma forma atrativa e objetiva, que não seria tão bem compreendida se fosse transmitida apenas por texto, palavras. No fundo trata-se de um resumo didático, simples e apelativo de um conteúdo escrito, daí a utilidade dos infográficos em vários setores, desde o meio académico ao Marketing Digital. No entanto, o tipo de Infográfico mais conhecido é o jornalístico e costuma ser caracterizado pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas com o objetivo de explicar algum tema ao leitor. Os infográficos são também utilizados em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outros, e aplicados com frequência em jornais, revistas, sites, livros, etc.

 

História da infografia

A infografia começou na Pré-história e os mapas desenhados milénios antes da escrita foram os primeiros vestígios de um Infográfico. Na verdade, o mapa mais antigo que se conhece, pintado numa parede, foi encontrado na Turquia e data de há cerca de 6.200 anos a.C. Muito mais tarde, em 1626, Christoph Scheiner publicou um livro chamado “Rosa Ursina sive Sol” com uma grande variedade de infográficos, gráficos com dados que relatavam os resultados da sua pesquisa astronómica sobre o sol. Nestes gráficos o autor usou imagens para explicar o tempo de rotação do sol, através de manchas solares. Por seu turno, Leonardo Da Vinci, entre 1510 e 1513 estudou os fetos humanos e publicou sobre o assunto o que se pode considerar um conjunto de infografias de uma imensa complexidade.

A partir do século XIX, com o avanço da tecnologia de impressão, o uso de imagens e fotografias em jornais acaba por vulgarizar-se até que em meados de 1980, os infográficos começam a ser mais utilizados devido à possibilidade de digitalização de dados. Durante a Guerra do Golfo, em 1990, a visibilidade dos infográficos aumentou devido à falta de fotografias e graças ao uso de expressões gráficas. Com o Windows 95 e o Macintosh aumentaram ainda mais as possibilidades do uso de infográficos em jornais e com o tempo, este recuso passa a ser utilizado também na web, em sites, blogs e outras plataformas online. Efetivamente, desde os anos 90 que, com o surgimento de programas capazes de tratar o desenho vetorial, o uso da infografia se consagrou como um dos modos mais eficazes de expressar uma informação.

 

Vantagens do uso de infográficos para as empresas

Nos nossos dias, os infográficos tornaram-se fortes aliados das estratégias de Marketing Digital porque permitem, a um leitor, compreender melhor e de uma forma mais divertida determinado tema. Como as pessoas geralmente respondem melhor a um estímulo visual do que apenas a um texto, com o uso de um Infográfico é possível comunicar de forma mais rápida e direta com o público-alvo, angariar mais contactos e até qualificar leads e conquistar clientes. Resumidamente, os infográficos…

 

  • Geram mais leads.
  • Podem ser utilizados por empresas B2B e B2C.
  • Trabalham com elementos visuais que instigam a leitura.
  • Aumentam a interação do público.

 

Principais etapas na elaboração de um Infográfico

Existem algumas etapas que garantem a qualidade de um Infográfico, são elas:

 

  1. Esboço

Para que o Infográfico tenha a linguagem e a imagem adequada, as empresas devem especificar quem é o seu público-alvo, qual o problema dessas pessoas que o Infográfico pretende resolver e qual o objetivo do trabalho.

 

  1. Pesquisa

Depois de reunidas as informações anunciadas no ponto anterior, é necessário pesquisar por dados e estatísticas que possam enriquecer o material do Infográfico.

 

  1. Esquema

De seguida, é preciso organizar as informações recolhidas. O ideal é fazer um esquema com título, subtítulos, listas e call-to-actions que levem os leitores até ao site ou blog da empresa.

 

  1. Layout

Depois de se redigir o conteúdo e elaborar o esquema é hora de pensar num layout interessante (entre outras coisas, deve manter a identidade visual da empresa em causa e conjugar bem as cores).

607 Visualizações 1 Total
607 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.