Modelo de Liderança de Fiedler

Apresentação do Modelo de Liderança de Fiedler sobre a adequabilidade dos estilos de liderança…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Modelo de Liderança de Fiedler

Para Fiedler é muito difícil para um gestor alterar o estilo de gestão com o qual teve sucesso. Assim, já que os estilos são relativamente inflexíveis e já que nenhum estilo é apropriado para todas as situações, a performance eficaz num grupo só pode ser atingida tentando adaptar o gestor à situação ou mudar a situação de modo a encaixar no estilo do gestor.

Fiedler mediu o estilo de liderança numa escala que indicava “o grau no qual um homem descrevia favorável ou desfavoravelmente o seu co-trabalhador” (least preferred co-worker – LPC). Os líderes que classificavam o colaborador menos preferido de uma forma muito negativa, obtêm uma classificação baixa na escala LPC (eram líderes com um estilo orientado para o controlo das tarefas e menos preocupados com as relações humanas). Os líderes que classificavam de uma maneira mais positiva o seu co-colaborador menos preferido, obtinham uma pontuação elevada na escala LPC (o seu estilo tende a ser permissivo e orientado para as relações humanas).

Fiedler também identificou três situações de liderança ou variáveis que ajudavam a determinar qual o estilo de liderança que vai ser eficaz:

  • Relações líder-membro: o grau em que o líder é apoiado pelos membros da sua equipa e a amistosidade das relações.
  • Estrutura das tarefas: o grau em que as decisões são verificáveis, os objectivos das tarefas e as soluções para os problemas são claras e os procedimentos de trabalho são especificados.
  • Posições de poder: o poder que está ao dispor do líder na sua posição formal.
9202 Visualizações 1 Total
9202 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.