Modelo de Análise de Crescimento Sustentado

Apresentação do Modelo: O Modelo de Análise de Crescimento Sustentado da Arthur Young, criado pela consultora Arthur Young & Co…

Apresentação do Modelo

O Modelo de Análise de Crescimento Sustentado da Arthur Young, criado pela consultora Arthur Young & Co consiste numa fórmula que utiliza diversas variáveis de âmbito económico e financeiro e que procura mostrar o desempenho financeiro da empresa e proporcionar aos gestores informação útil para o planeamento e tomada de decisões financeiras e para a avaliação de estratégias para aumentar a taxa de crescimento sustentado da empresa.

Como utilizar o modelo:

As instruções para utilização do modelo são as seguintes:

  1. Calcular a Fórmula para a empresa em análise, a qual é dada pela seguinte função:

g = b x (1 – taxa de impostos) x [ROA + (Passivo/Cap. Próprio) x (ROA – taxa de juros média)]

em que:
g = taxa de crescimento sustentável
b = rácio de retenção = (lucros após dividendos) / dividendos
ROA = Return on Assets (em português, Rendibilidade do Activo)

  1. No caso da empresa utilizar diferentes tipos de dívida com taxas de juro significativamente diferentes, pode ser útil alargar a fórmula de forma a mostrar o impacto individual de cada categoria de dívida. Para isso deverá ser adicionado ao último termo da fórmula, tantas categorias de dívida quanto for necessário.
  2. Por fim a fórmula pode ser utilizada para a tomada de decisões e para a elaboração de análises. Para isso deverão ser considerados os componentes individuais da fórmula para compreender cada uma das opções ou para avaliar o impacto de alterações nas suas variáveis.
694 Visualizações 1 Total
694 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.