Mapa de Fluxos de Tesouraria

Conceito de Mapa de Fluxos de Tesouraria: O Mapa de Fluxos de Tesouraria é uma demonstração financeira que apresenta o conjunto de entradas e de…

Conceito de Mapa de Fluxos de Tesouraria

O Mapa de Fluxos de Tesouraria é uma demonstração financeira que apresenta o conjunto de entradas e de saídas de dinheiro (disponibilidades) numa entidade. Geralmente o Mapa de Fluxos de Tesouraria é constituído por três secções, nomeadamente:

  • actividades operacionais: entradas e saídas de dinheiro relacionadas com vendas e prestações de serviços, com compras de mercadorias, de matérias e materiais e de serviços, com pagamentos ao pessoal, e outras actividades associadas à actividade operacional da entidade;
  • actividades de investimento: entradas e saídas de dinheiro associadas a investimentos em capital fixo (pela sua natureza é uma actividade que gera saídas de dinheiro e muito raramente entradas, situação que poderá ocorrer, por exemplo, quando se efectua a venda de activos fixos);
  • actividades de financiamento: entradas e saídas de dinheiros associadas ao financiamento da actividade ou de investimentos, sendo entradas quando se recebe o financiamento e saídas quando se faz a sua amortização e se pagam os juros que lhe estão associados.
2931 Visualizações 1 Total
2931 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.