Management Information Systems (MIS)

Os Management Information Systems (MIS) são sistemas que disponibilização de informação que dê apoio à gestão nas operações e na tomada de decisão.

Os MIS, sigla inglesa de Management Information Systems (em português, Sistemas de Informação de Gestão ou SIG) são sistemas cuja função é a disponibilização de informação que dê apoio à gestão quer nas operações, quer na tomada de decisão. Para isso, os MIS seleccionam os dados mais significativos de outros sistemas como os TPS, filtrando-os, organizando-os de forma que possam ser utilizados pela gestão.

Um MIS é um sistema projetado para gerir informações dentro de uma empresa ou organização. Isso inclui funcionários, departamentos, projetos, clientes, finanças e outros tipos de dados. No seu nível mais geral, um MIS podem incluir elementos não baseados em computador, como a hierarquia estrutural de uma organização. No entanto, no mundo da informática, um MIS normalmente refere-se ao hardware e software usados para gerir informações.

O hardware necessário para um sistema de informação de gestão pode variar muito, dependendo dos requisitos de tamanho e processamento de dados de uma organização. Uma pequena empresa, por exemplo, pode precisar apenas de uma única máquina para armazenar informação, tais como os dados de funcionários, projetos e faturas. Uma grande empresa pode exigir vários sistemas que permitam aos funcionários partilharem dados de forma segura em vários locais. Os dados armazenados num MIS são muitas vezes copiados em vários locais por redundância.

O hardware deve ter o software apropriado instalado para ajudar num sistema de informação de gestão. Algumas funções comuns de software MIS incluem a manutenção dos registos de funcionários, faturação, gestão de stocks, planeamento de projetos, gestão de relacionamento com o cliente e análise de negócios. Alguns programas são projetados para tarefas específicas, tais como a manutenção de registos financeiros ou fazer backup de dados. Outros programas são projetados para serem soluções abrangentes que executam múltiplas funções MIS num único pacote de software.

Exemplos de software MIS incluem o Microsoft Dynamics, FleetMatics Work, Clarity Professional MIS e Tharstern Limited. Os programas MIS são projetados especificamente para os gráficos e indústria de impressão que incluem, por exemplo, a Avanti Slingshot, EFI Pace, e DDS Accura. A maioria dos programas de software MIS estão disponíveis como aplicativos de desktop, embora muitas soluções agora incluam interfaces baseadas em web e aplicativos móveis.

A história do MIS pode ser dividida em cinco eras:

  • Primeiro era: Informática de Mainframe e mini-computador
  • Segunda era: Computadores pessoais
  • Terceira era: redes cliente / servidor
  • Quarta era: Informática empresarial
  • Quinta era: Informática em nuvem (Cloud)

Primeira Era

A primeira era, pré-1965, foi o período dos computadores de grande porte (Mainframe) que foram alojados em salas especiais de temperatura controlada e eram necessários técnicos de informática para operar. A IBM era o fornecedor de hardware e software. Com o avanço da tecnologia de informática, os computadores encolheram o tamanho. As empresas podiam pagar mini-computadores, ainda que, extremamente caros pelos padrões de hoje, mas suficientemente acessíveis para as grandes empresas e fazerem a sua própria computação.

Segunda Era

A segunda era dos computadores pessoais começou em 1965 com a introdução do microprocessador. Na década de 1980, acontece a proliferação do baixo custo do Apple I e II e do computador pessoal IBM ou PC. A introdução de software de planilhas VisiCalc habilitava empregados comuns com a capacidade de fazer tarefas que as empresas pagavam enormes quantias de dinheiro para fazer 10 anos antes.

Terceira Era

Com o poder e autonomia transferida para os empregados comuns na década de 1980, surgiu uma necessidade simultânea para partilhar informações do computador com outros empregados dentro da empresa. Esta necessidade fez a transição para a redes MIS cliente / servidor. Os empregados em todos os níveis da organização poderiam partilhar informações numa variedade de formatos por meio de terminais de computadores ligados a servidores de computadores em redes comuns chamadas intranets.

Quarta Era

Na quarta era, informática empresarial, as soluções do software empresarial integram as operações de negócios essenciais, marketing e vendas, contabilidade, finanças, recursos humanos, inventário, harmonizar o trabalho e facilitar a cooperação em toda a empresa. Embora os aplicativos usados e as informações acedidas difiram por departamentos e níveis de autoridade, a informática empresarial permite uma visão de 360 graus de toda a operação do negócio.

Quinta Era

De acordo com a Cisco Systems, é esperado que consiga atingir um tráfego da Internet em todo o mundo de 2 zettabytes por ano até 2019. Um zettabyte é igual a 1000 exabytes, e um exabyte equivale a 1 bilião de gigabytes. A informática em nuvem permite o acesso a MIS corporativos de qualquer lugar com dispositivos móveis.

3689 Visualizações 1 Total
3689 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.