Liquidez Contabilística

Conceito de Liquidez Contabilística: A expressão Liquidez Contabilística designa a rapidez ou facilidade com que os activos detidos por uma entidade podem ser…

Conceito de Liquidez Contabilística

A expressão Liquidez Contabilística designa a rapidez ou facilidade com que os activos detidos por uma entidade podem ser convertidos em meio de pagamento. Por exemplo, os activos circulantes (stocks de produtos, créditos sobre clientes, etc.) são mais rapidamente convertidos em meios de pagamento do que os activos fixos ou imobilizados (instalações, equipamentos, etc.). Quanto maior a quantidade de activos de elevada liquidez a empresa possuir, menor será a probabilidade de não conseguir honrar os seus compromissos financeiros perante terceiros. Contudo, os activos de elevada liquidez apresentam geralmente uma menor capacidade de gerar elevados retornos pelo que as decisões de investimento deverão incluir sempre a análise de risco de incumprimento dos compromissos financeiros e a análise da rendibilidade gerada por esses mesmos activos.

Para avaliar o grau de liquidez de uma determinada empresa podem ser calculados diversos indicadores de liquidez, os quais comparam o valor de determinados grupos de activos com certos graus de liquidez com passivos com prazos de exigibilidade menor.

626 Visualizações 1 Total
626 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.