Conceito de Liderança no Custo
A liderança no custo corresponde a uma das estratégias genéricas descritas por Michael E. Porter. Neste tipo de estratégia, a empresa procura tornar-se no produtor com mais baixos custos no seu sector de actividade. Seguindo esta estratégia, a empresa apresenta um âmbito de actuação amplo e procura atingir diversos segmentos de mercado, sendo a própria amplitude da empresa um importante factor de vantagem ao nível dos custos (conseguido através, por exemplo de economias de escala, de economias de experiência e de economias de gama).
As fontes de vantagem de custos variam fortemente com o sector de actividade e com a sua própria estrutura organizacional, podendo incluir o aproveitamento de economias de escala, de economias de experiência e de economias de gama, utilização de tecnologias patenteadas, acesso preferencial a matérias-primas e outros factores de produção, etc.
Em geral, um produtor que opta por uma estratégia de baixo custo produz um produto estandardizado, focando-se no essencial do produto e colocando a ênfase na obtenção de vantagens de custo absoluto e de escala.