Imposto Indirecto

Conceito de Imposto Indirecto – Os impostos indirectos são impostos que incidem indirectamente sobre a riqueza ou rendimento, na medida em que incidem (…)

Conceito de Imposto Indirecto

Os impostos indirectos são impostos que incidem indirectamente sobre a riqueza ou rendimento, na medida em que incidem sobre a utilização dessa riqueza ou rendimento, como seja, por exemplo o consumo. Distinguem-se portanto dos Impostos Directos, os quais incidem directamente sobre a riqueza ou o rendimento.

O melhor exemplo de um imposto indirecto é o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), um imposto que incide sobre o consumo da generalidade dos bens. Outros exemplos são os diversos impostos especiais sobre o consumo, o IUC (Imposto Único de Circulação), o IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), os impostos especiais sobre o consumo(sobre as bebidas alcoólicas, sobre o tabaco ou sobre os combustíveis) entre diversos outros.

5976 Visualizações 1 Total
5976 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.