Facebook Ads

Conceito, funcionamento, métricas e tipos de anúncio Facebook Ads

Anúncios Facebook

Facebook Ads é um serviço de campanhas de marketing digital pagas para empresas e particulares que pretendam divulgar algo na rede social Facebook e alcançar resultados mais expressivos do que aqueles que conseguem obter através de simples posts ou publicações.

 

O Facebook Ads permite a criação de anúncios personalizados que são exibidos de forma direta e segmentada aos utilizadores da rede, ou seja, no seu feed de notícias ou timeline, juntamente com os outros posts.

Assim, o Facebook Ads é hoje uma das formas de publicidade paga mais eficiente e eficaz para o Marketing Digital, graças às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes que geram maior número de conversões e também devido à grande variedade de formatos de anúncios, pois o Facebook não se limita apenas a textos. Para as empresas, em particular, isso gera maiores possibilidades de conversão de acordo com o seu público-alvo.

A saber, o Facebook Ads é semelhante ao Google Adwords mas tem a grande vantagem de que os anúncios criados com a sua ferramenta aparecem no meio do feed de notícias do Facebook e ficam, por assim dizer, camuflados entre outras publicações orgânicas (não pagas), fazendo com que mais pessoas cliquem nos anúncios.

 

O que é o Facebook?

Facebook é uma rede social lançada em 2004, gratuita, em que os utilizadores podem criar perfis com informações diversas, incluindo fotos e listas de interesses pessoais, trocar mensagens privadas e públicas entre si e participar em diferentes grupos. A visualização de dados dos utilizadores é restrita para membros de uma mesma rede ou os seus amigos.

Também no meio corporativo, o Facebook é hoje praticamente obrigatório porque permite uma excelente interação com os clientes, parceiros, potenciais consumidores, entre outros.

 

Como funciona o Facebook Ads?

Um anúncio no Facebook é, em suma, uma caixa que pode conter texto, imagem e link e que é colocada dentro da rede social. Por trás do posicionamento desse anúncio, há um sólido algoritmo que possui muitos dados sobre o comportamento do consumidor. São precisamente esses dados que permitem alcançar objetivos importantes, tais como:

 

  • tráfego e conversões
  • leads e vendas
  • notoriedade e autoridade na web
  • downloads de aplicativos
  • visitas a blogs, sites, lojas físicas e virtuais
  • participação em eventos

 

Tipos de anúncios do Facebook Ads 

 

  • Geração de tráfego e conversões

Anúncio de domínio. É o modelo mais simples e barato. Aparece na coluna direita do Facebook, mas não é exibido na versão móvel.

Anúncio de post de página. Anúncio de uma publicação da página empresarial, onde é possível colocar um link para o respetivo site corporativo, post ou landing page. Geralmente, aparece no feed de notícias ou na barra lateral.

 

  • Geração de leads e vendas

Carrossel de produtos. Anúncio semelhante a um catálogo de produtos deslizante, onde o utilizador pode navegar até 5 diferentes chamadas, com link para a página de compra. Suporta anúncios do Facebook em dispositivos móveis.

Anúncio dinâmico. Usa um pixel rastreador no site, blog ou loja online e permite identificar as preferências dos utilizadores que navegam no site. Desta forma, o Facebook automatiza a exibição de anúncios com base nesses dados, nas pesquisas dos consumidores.

Lead Ads. Serve para criar formulários de conversão diretamente no anúncio para gerar leads em poucos cliques, sem se sair do Facebook.

Canvas. Anúncio interativo, direcionado exclusivamente para dispositivos móveis onde o anunciante pode inserir até 10 imagens que podem ser exploradas pelos utilizadores (sem links).

 

  • Geração de autoridade

Anúncio de like. Típico do Facebook, neste anúncio o botão de like fica posicionado dentro do post. Particularmente interessante para estratégias que priorizam o aumento de likes na página.

Anúncio de foto. Gera interação através da imagem do post, graças ao seu impacto visual.

Anúncio de vídeo. Gera interação e atração de tráfego para um blog ou canal.

Anúncio de texto. Exclusivamente em linguagem verbal, neste anúncio o objetivo é falar com o público.

 

  • Download de aplicativos

Anúncio de instalação de aplicativo móvel. Exclusivo para equipamentos móveis, oferece o download de um aplicativo direto no post, através de uma CTA, call-to-action.

Anúncio de instalação de aplicativo para desktop. Exclusivo para desktops, permite o download direto no botão do anúncio.

 

  • Atração de visitantes para uma loja ou evento

Anúncio de evento. Patrocínio de determinado evento no Facebook, segmentando por dados demográficos, preferências, distância do local, etc.

Anúncio de oferta. Ao clicar no call-to-action, o utilizador recebe um email com as instruções para obter uma oferta numa loja física ou noutro local.

 

Métricas do Facebook Ads

Para que uma campanha de anúncios do Facebook Ads seja bem-sucedida, é necessário analisar os seus resultados através de métricas importantes, de forma a perceber qual ou quais as técnicas a utilizar/alterar nas campanhas, entre elas:

 

Ações – Ações que um utilizador leva a cabo após visualizar um anúncio, como colocar like numa página, inscrever-se num evento, etc.

Alvo – Quantidade de utilizadores que a campanha pode alcançar.

Alcance – Utilizadores que visualizaram o anúncio.

Alcance social – Utilizadores que visualizaram o anúncio através de um like de um amigo.

Cliques – Cliques que o anúncio recebe.

Frequência – Média de cliques que cada utilizador deu no anúncio.

CPC – Custo por clique, ou seja, valor que se gastou no anúncio dividido pelo número de cliques.

Impressões – Quantas vezes o anúncio foi exibido.

CPM – Custo por mil impressões do anúncio, ou seja, valor que se gastou no anúncio dividido pelo número de impressões do anúncio.

Interação – Quantos likes e comentários se recebeu no anúncio.

 

Como pagar pelos anúncios do Facebook Ads?

Existem três formas de pagar os anúncios do Facebook Ads.

 

  • CPC (custo por clique), quando o anunciante paga por cada vez que um utilizador interage com o seu anúncio.
  • CPM (custo por mil), quando o Facebook contabiliza as impressões e só gera o pagamento quando o anúncio já foi exibido mil vezes.
  • CPA (custo por ação), quando só após determinada ação por parte do utilizador, é que o Facebook gera custos.
486 Visualizações 1 Total
486 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.