Extranet

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Extranet

O termo Extranet designa uma rede business-to-business que une entidades parceiras (por exemplo, representantes, fornecedores, clientes, etc.) através das suas intranets. A extranet pode assim ser entendida como uma extensão da rede interna que permite o acesso externo controlado, a determinadas áreas do sistema, a utilizadores externos. Além do contexto business-to-business, as extranets são também muito utilizadas em contexto científico e em contexto universitário, ligando os sistemas internos de diversas instituições e pessoas com propósitos comuns.

As principais vantagens da utilização das redes extranet são a facilidade e rapidez de acesso a informação partilhada, a facilidade de colaboração entre partes mesmo que localizadas em diferentes geografias, a integração da informação, a redução de custos, a minimização de erros associados à transmissão de informação e o controlo de acesso à informação.

Por usar os padrões abertos da Internet, os parceiros ligados por uma rede Extranet não precisam usar o mesmo sistema operacional, hardware ou navegador.

294 Visualizações 2 Total
294 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.