Estrutura Financeira

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é a Estrutura Financeira

A Estrutura Financeira refere-se à importância relativa das diferentes fontes de financiamento por comparação com as diferentes aplicações dos recursos obtidos com as ditas fontes de financiamento. Não existem regras fixas para designar como mais ou menos adequada determinada estrutura financeira. Apesar disso é possível identificar alguns princípios gerais que podem ajudar a avaliar e a orientar a gestão da estrutura financeira, nomeadamente:

  • Quanto maior a proporção dos capitais próprios no total de fontes de financiamento da empresa, maior será a sua solidez financeira e, por isso, maior será a sua capacidade de sobrevivência a longo prazo.
  • Quanto maior a proporção de capitais alheios dos longo prazo no total de capitais alheios, maior é a solidez e o equilíbrio financeiro da empresa.
  • Quanto maior a cobertura dos ativos fixos por capitais permanentes (capitais próprios e capitais alheios de longo prazo), maior é o equilíbrio financeiro da empresa.
  • Quanto maior a rendibilidade dos ativos ou aplicações em comparação com o custo dos capitais alheios, maior é o efeito positivo de alavanca financeira.
921 Visualizações 2 Total
921 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.